“A Humanização na Ciência, Tecnologia e Inovação”. Este é tema do 9ª edição do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestãoda Universidade Estadual de Montes Claros (9º Fepeg), maior evento acadêmico da instituição, que será aberto na próxima quarta-feira (23/9) e prossegue até sábado (26/9), no campus-sede. O evento contará com 4,3 mil participantes, com ampla programação – com destaque para palestras, trabalhos científicos, oficinas, minicursos e apresentações culturais.

Foram inscritos 2,4 mil trabalhos científicos das áreas de ensino, pesquisa e extensão, elaborados por alunos e professores da Unimontes e de outras instituições superiores da região. As abordagens incluem temas como educação, saúde, comunicação, meio ambiente e qualidade de vida. Os trabalhos científicos serão apresentados no formato de pôsteres.

A palestra de abertura será proferida pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Ferreira Vilela, com a abordagem do tema “A Humanização na Ciência, na Tecnologia e na Inovação”. Os trabalhos serão abertos oficialmente, às 19 horas, em solenidade presidida pelo reitor João dos Reis Canela, ao lado do vice-reitor Antônio Alvimar Souza, na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.

O Fórum é uma iniciativa da Unimontes, viabilizado por meio de parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

UNIDADE

As atividades envolvem todos os departamentos e setores da universidade e são coordenadas por um comitê organizador formado pelos integrantes da gestão superior, destacando os titulares e adjuntos das pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Planejamento, Gestão e Finanças), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Diretoria de Documentação e Informações (DDI), Centro de Educação a Distância (CEAD), Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), Assessoria de Gestão Estratégia e Inovação e Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Conforme explica o pró-reitor adjunto de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, presidente da comissão organizadora do Fepeg, o evento tem como objetivo central disseminar o conhecimento produzido na Unimontes, estimulando a comunidade acadêmica na busca pela excelência na formação humana e profissional, além de avaliar e incentivar a expansão da produção científica e da inovação na universidade.

Ele salienta que o fórum conta com uma programação variada, com o propósito de discutir temas importantes de interesse não somente de professores e alunos, mas também voltados para o desenvolvimento regional.

CENTRAL DO CERRADO

Um dos destaques do 9º Fepeg/Unimontes é o seminário “Realidade Extrativista do Pequi e Frutos do Cerrado”, que será aberto quinta-feira (24/9), às 14 horas, no auditório do prédio 2 do campus-sede (Centro de Ciências Humanas/CCH), com palestra dos coordenadores da “Central do Cerrado”. Na sexta-feira (25/9), às 14 horas, no prédio 3 do campus (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET), haverá a abertura do Seminário de Iniciação Científica, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.fepeg.unimontes.br. As palestras serão transmitidas em tempo real pelo mesmo site.

SERVIÇO
9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Universidade Estadual de Montes Claros (9º Fepeg)
Período: 23 a 26 de setembro
Local: campus-sede da Unimontes