A metodologia da Educação Física para crianças na faixa de dois a cinco anos, com atividades lúdicas e o uso de materiais recicláveis. Este é o tema de um curso de capacitação que será oferecido neste sábado (19/9), em Montes Claros, voltado para professores de educação física que atuam no ensino infantil. A capacitação será ministrada no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônio Pimenta, no Bairro Santa Rita,no horário de 8 às 12 horas.

A iniciativa está inserida no subprojeto “Oficinas do Jogo”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC. A professora e educadora física Ane Caroline Ramos, coordenadora do subprojeto, explica que o curso terá a participação de 56 docentes da área que trabalham na rede municipal com crianças na faixa etária descrita.

Ela lembra que haverá uma exposição das atividades desenvolvidas dentro do subprojeto, implementado no Cemei Deputado Antônio Pimenta em 2012 por intermédio do Pibid Capes/Unimontes e que envolve 17 acadêmicos bolsistas. “Vamos apresentar o Pibid e falar da experiência com as oficinas, explicando também como foi a montagem dos jogos e das brincadeiras com o uso de materiais recicláveis como garrafas pet, caixas de papelão, bolas de meia, cordas e bastões”, destaca Ane Caroline.

A coordenadora lembra ainda que, por intermédio das “Oficinas de Jogos”, é aplicada nas aulas de educação física para os alunos do ensino infantil a chamada abordagem construtivista, desenvolvida pelo professor João Batista Freire. O método consiste na valorização do desenvolvimento cognitivo, estimulando as habilidades motoras das crianças a partir de jogos e brincadeiras.