No mundo pós-moderno, as ideias bem avançadas provam que a tecnologia veio para ficar e está a favor do conhecimento. Prova disso é o desenvolvimento da tecnologia da impressão em 3D, que chega ao mercado quebrando paradigmas.

Para não ficar de fora desse universo digital, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) incentiva a capacitação de professores e servidores técnico-administrativos, para que participem de cursos focados na tecnologia de impressão em três dimensões, ou simplesmente impressão 3D.

Neste sentido, serão disponibilizadas 15 vagas em um curso de capacitação, oferecido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – por meio do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) – em parceria com a Unimontes. Para o processo de seleção, o interessado deverá apresentar um projeto de trabalho, de acordo com critérios especificados no edital.

COMO PARTICIPAR

A proposta do curso é conciliar o conteúdo teórico com a possibilidade de aplicação prática de ideias. A proposta de trabalho, por exemplo, a ser apresentada na inscrição, deverá ser executada pela equipe proponente. As normas para a elaboração do projeto de aplicação de soluções em impressão 3D estão anexas ao edital.

Acesse

Além disso, o curso visa estimular a pesquisa e o desenvolvimento na área de impressão 3D, engajar docentes e servidores no processo de investigação científica na área e, ainda, otimizar a capacidade de orientação à pesquisa da instituição. Visa, também, despertar a vocação científica, principalmente entre servidores administrativos, mediante a participação em projetos desta natureza.

Com os servidores capacitados, a expectativa é que, “com essa iniciativa, a Unimontes dê um passo para a implantação de um “FabLab” –laboratórios de fabricação digital. Trata-se de centro de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos sem depender da escala industrial”, explica o diretor de Tecnologia da Informação, professor Alcino Franco de Moura Júnior.

O foco dos “FabLabs” é a invenção e a inovação: os laboratórios fornecem acesso fácil e democrático às ferramentas que realizam protótipos com rapidez e baixo custo. A impressão 3D é um exemplo de equipamento utilizado nestes laboratórios. A ideia é para que os cursos sejam ofertados em novembro e estendam-se até fevereiro.

Não há formulário eletrônico. A inscrição está em anexo ao edital. Outras informações sobre o edital poderão ser obtidos na DTI, Sala 206, Prédio 5, pelo e-mail dti@unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229- 8125.

 

TAGS:DTI

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia