“Enfrentar os novos desafios do conhecimento no século XXI e aliar a ciência, a inovação e a tecnologia produzidos na Universidade à causa do desenvolvimento social, econômico e cultural das regiões de abrangência da Unimontes”. Com esta reflexão, a professora Luciene Rodrigues, coordenadora dos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros, presidiu a solenidade oficial de abertura do V Colóquio Internacional em Desenvolvimento Social, na noite dessa quarta-feira (2/9), no auditório do prédio 6, no campus-sede.

O evento é promovido pelo mestrado e pelo doutorado institucionais em Desenvolvimento Social da Unimontes, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, e com a Universidade de Friburgo (Suíça). A temática do encontro é “A Universidade e Modos de Produção do Conhecimento, para que Desenvolvimentos?”.

Confira a galeria de fotos.

A proposta do V Colóquio Internacional é discutir os modos de produção e refletir sobre como os desafios atuais interpelam as práticas de pesquisa e de ensino numa sociedade que ainda apresenta desigualdades sociais.

POTENCIALIDADES

Com a presença de pesquisadores, professores e acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, a solenidade de abertura foi presidida pelo reitor, professor João dos Reis Canela, que enfatizou a importância da parceria entre as três instituições: Unimontes, Universidade Nova de Lisboa, de Portugal e com a Universidade de Friburgo (Suíça).

Ele destacou, ainda, a necessidade de potencializar os modos de produção de conhecimento. “O tema do V Colóquio Internacional é oportuno e nos leva a refletir de forma concreta sobre o nosso compromisso com o desenvolvimento social e econômico. Neste contexto, a Unimontes contribui não só com a formação de novos profissionais em diversas áreas, mas também com pesquisas, projetos e programas importantes; vamos avançar ainda mais”, disse o reitor.

O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, participou do evento. Os professores Casimiro Balsa, da Universidade Nova de Lisboa, e Marc-Henry Soulet – da Universidade de Fribourg (Suíça) destacaram a importância da parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros em mais uma iniciativa para a divulgação da produção científica.

O V Colóquio Internacional em Desenvolvimento Social é realizado no auditório do prédio 6, no campus-sede da Unimontes. A programação é extensa, com minicursos, conferências, palestras e atividades de grupos de trabalho.

No segundo dia de evento foi realizada a mesa redonda com o tema “Universidade e Sociedade: modelo de organização partilha de responsabilidades e cruzamento de saberes”, presidida pelo professor Paulo Beirão (Fapemig). Na sequência, a discussão sobre “O estatuto dos Saberes Tradicionais e Indígenas e a Universidade”, com a condução da professora Andréa Narciso Rocha de Paula, da Unimontes.

No início da tarde desta quinta-feira (3/9), no prédio 1, os grupos de trabalho estão discutindo e apresentando os trabalhos de comunicações relativas à temática do V Colóquio. às 17 horas, as atividades retornam para o auditório do prédio 6, onde será realizada a mesa de trabalho sobre a “A Universidade Face aos Movimentos Sociais”, sob responsabilidade da professora Cláudia de Jesus Maia.

A programação segue até a sexta-feira (04/09), com a mesa de discussão sobre “Universidade, Democracia e Justiça Social”, presidida pelo professor Gilmar Ribeiro dos Santos (Unimontes). Às 11horas, debate sobre “Os Movimentos Sociais e a Universidade”, mediada pela professora Maria Helena de Sousa Ide. Das 14 às 16 horas, no prédio 1, haverá o segundo o bloco de apresentações dos grupos de trabalhos. Às 16h30, no auditório do prédio 6, mesa de trabalho “Os Desafios colocados à Universidade e à Ciência no século XXI”, coordenada pelo professor Antônio Dimas Cardoso (Unimontes).

SERVIÇO
V Colóquio Internacional
“Universidade e Modos de Produção do Conhecimento, para que Desenvolvimentos?”
Site: www.coloquiointernacional.com
Programação: até 4 de setembro
Locais: prédios 1 e 6 do campus-sede
Mais informações: (38) 3229-8149

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia