“Retomada do crescimento e promoção do desenvolvimento: Perspectivas para o cenário atual”. Este será o tema central da a XVII Semana de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que acontecerá em formato online, no período de   9 a 13 de agosto. O evento é organizado pela coordenação do curso de Ciências Econômicas, pelo Departamento de Economia e pelo mestrado proem Economia –Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PGDEE) da Unimontes – e presta homenagem à docente aposentada e primeira professora da Universidade a obter o título de doutora, Luciene Rodrigues.

Os desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 forçaram os estados a adotar, no curto prazo, políticas fiscais com o objetivo de socorrer empresas, trabalhadores e a população mais vulnerável. A implementação destas medidas se mostrou importante e relevante, principalmente nos países desenvolvidos, onde os volumes de recursos foram vultosos. No entanto, o debate sobre os problemas presentes no capitalismo contemporâneo, os quais já se reproduziam antes da pandemia, continua.

Este é o cenário a ser debatido no evento.  De acordo com a organização, a proposta é envolver professores, acadêmicos e a comunidade em geral na discussão do novo cenário mundial e nacional que está emergindo e as suas consequências para as realidades locais. Na programação constam palestras, minicursos, gincana de economia e grupos de trabalho.

A semana da Economia será aberta no dia 9 de agosto, com a palestra “Teorias de Crescimento/Desenvolvimento Econômico: Crítica da Economia Política e Algumas Contribuições para a Promoção do Desenvolvimento no Século XXI”. A abordagem será feita pela professora Luciene Rodrigues.

CONFIRA OS TRABALHOS APROVADOS

No dia 10 de agosto, às 9h, haverá a “Mesa Internacional”, com palestra sobre o tema “Fluxo de Investimentos Estrangeiros Diretos no Período da Pandemia no Mundo e no Brasil”. O palestrante será o professor Joaquim Ramos Silva, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa (Portugal).

No mesmo dia, às 19h, haverá a mesa redonda do PPGDEE. Será proferida palestra sobre o tema “Ciclos Econômicos e Conjuntura”, pelo professor Frederico Gonzaga Jayme Junior, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

No dia 11 de agosto, às 9 horas, haverá a mesa internacional, com palestra sobre The Global Pandemic Crisisand Challenges for the Health Care System in the Boland (A crise pandêmica global  e os desafios para o sistema de saúde na Polônia). As palestrantes serão as professoras Ewa Bojar e Matylda Bojar

Às 19h30, será discutido o tema “Brasil”, com palestra,” Recuperação dos Efeitos da Pandemia no Setor Industrial e Política Industrial no Brasil”.  Os debatedores serão os professores Fernando de Aquino Fonseca Neto e Paulo César Morceiro.

No dia 12 de agosto, às 19h, será discutido o tema “Minas Gerais”, com as palestras O Brasil e Minas Gerais Frente à Nova Ordem Global e Características Socioeconômicas da Região Geográfica Intermediária de Montes Claros no Contexto do Estado de Minas Gerais”. Os palestrantes serão os professores Clelio Campolina Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Eleonora Cruz Santos, da Fundação João Pinheiro (FJP).

No dia 13 de agosto, às 19h, haverá o encerramento, com a presença da presidenta do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Tânia Cristina Teixeira, que irá discutir os principais desafios econômicos e sociais que os economistas terão que enfrentar no cenário atual.  O departamento fará homenagem à professora Luciene Rodrigues e a premiação dos ganhadores da Gincana de Economia.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas