O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) realizou na última sexta-feira (25/11), a entrega do Prêmio Heley de Abreu Silva Batista. A condecoração é um reconhecimento às personalidades que dedicam a vida à causa da educação no estado de Minas Gerais. Uma das homenageadas foi a professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira – Baby Figueiredo, docente aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e uma das pioneiras do ensino superior do Norte de Minas.

A solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contou com a participação do reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, acompanhado da vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu. A premiação foi entregue pelo presidente do CEE-MG, Felipe Michel Santos Araújo Braga, juntamente com a vice-presidente do Conselho, Jussara Maria de Carvalho Guimaraes, egressa e integrante do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros e fez a indicação da professora Baby Figueiredo para receber a distinção.

Criado por meio de Resolução do Conselho Estadual de Educação, a premiação é uma homenagem à professora Heley de Abreu Silva Batista, que, em um ato de heroísmo, durante o incêndio criminoso na antiga Creche Gente Inocente, no município norte-mineiro de Janaúba, em 5 de outubro de 2017, sacrificou a vida na tentativa de salvar seus alunos. Sua história inspira muitas outras pessoas na valorização da educação e da vida.

Foto: arquivo da Jussara Maria de Carvalho Guimarães

Juntamente com a professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira – Baby Figueiredo, também foram homenageadas a servidora Enilda Costa Fagundes (do CEE-MG) e as professoras Magda Becker Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Niliana Renata Miranda Campos (diretora de Escola Quilombola, de Guanhães); e Zuleica Reis Ávila, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG)

CURRÍCULO DA PROFESSORA MARIA ISABEL – BABY FIGUEIREDO

A professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira (Baby), natural de Coração de Jesus (Norte de Minas), graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu o doutorado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela aprimorou os estudos em Paris- onde frequentou as renomadas instituições: Universidade Sorbonne (Université de Paris- Sorbonne), o Institut International d Études Pédagogiques/Sèvres (Centro de Pesquisas em Educação) a Alliance Française e o INAS (Institut National d Administration Scolaire).

Também enriqueceu seus conhecimentos na área educacional na Inglaterra: no Institute of Education University of London, na Universidade de Birmingham e na Universidade de Reading.

Em 1963, a professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira foi uma das idealizadoras e fundadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) que, em 1966, passou a integrar a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), a atual Unimontes.

Primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a Fafil surgiu, na ocasião, a partir do idealismo de um grupo de jovens, recém-formadas ou prestes a concluir o curso de graduação, determinadas a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região, por meio da educação. Além de Maria Isabel Figueiredo Sobreira (Baby), o grupo era constituído por Isabel Rebello de Paula, Maria da Consolação Magalhães Figueiredo (Mary), Maria Dalva Dias de Paula e Maria Florinda Ramos Pina. Inicialmente, a Fafil teve como mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP).

A professora Baby Figueiredo atuou como professora da FUNM/Unimontes de 1964 a 2005. Ela também foi secretária municipal de Educação de Montes Claros, no período de 1989 a 1992, quando implementou diversas políticas inovadoras no setor, como o projeto piloto de escola de tempo integral e a qualificação e a valorização dos professores.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +