O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) realizou na última sexta-feira (25/11), a entrega do Prêmio Heley de Abreu Silva Batista. A condecoração é um reconhecimento às personalidades que dedicam a vida à causa da educação no estado de Minas Gerais. Uma das homenageadas foi a professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira – Baby Figueiredo, docente aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e uma das pioneiras do ensino superior do Norte de Minas.

A solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contou com a participação do reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, acompanhado da vice-reitora, professora Ilva Ruas de Abreu. A premiação foi entregue pelo presidente do CEE-MG, Felipe Michel Santos Araújo Braga, juntamente com a vice-presidente do Conselho, Jussara Maria de Carvalho Guimaraes, egressa e integrante do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros e fez a indicação da professora Baby Figueiredo para receber a distinção.

Criado por meio de Resolução do Conselho Estadual de Educação, a premiação é uma homenagem à professora Heley de Abreu Silva Batista, que, em um ato de heroísmo, durante o incêndio criminoso na antiga Creche Gente Inocente, no município norte-mineiro de Janaúba, em 5 de outubro de 2017, sacrificou a vida na tentativa de salvar seus alunos. Sua história inspira muitas outras pessoas na valorização da educação e da vida.

Foto: arquivo da Jussara Maria de Carvalho Guimarães

Juntamente com a professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira – Baby Figueiredo, também foram homenageadas a servidora Enilda Costa Fagundes (do CEE-MG) e as professoras Magda Becker Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Niliana Renata Miranda Campos (diretora de Escola Quilombola, de Guanhães); e Zuleica Reis Ávila, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG)

CURRÍCULO DA PROFESSORA MARIA ISABEL – BABY FIGUEIREDO

A professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira (Baby), natural de Coração de Jesus (Norte de Minas), graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu o doutorado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela aprimorou os estudos em Paris- onde frequentou as renomadas instituições: Universidade Sorbonne (Université de Paris- Sorbonne), o Institut International d Études Pédagogiques/Sèvres (Centro de Pesquisas em Educação) a Alliance Française e o INAS (Institut National d Administration Scolaire).

Também enriqueceu seus conhecimentos na área educacional na Inglaterra: no Institute of Education University of London, na Universidade de Birmingham e na Universidade de Reading.

Em 1963, a professora Maria Isabel Magalhães Figueiredo Sobreira foi uma das idealizadoras e fundadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) que, em 1966, passou a integrar a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), a atual Unimontes.

Primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a Fafil surgiu, na ocasião, a partir do idealismo de um grupo de jovens, recém-formadas ou prestes a concluir o curso de graduação, determinadas a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região, por meio da educação. Além de Maria Isabel Figueiredo Sobreira (Baby), o grupo era constituído por Isabel Rebello de Paula, Maria da Consolação Magalhães Figueiredo (Mary), Maria Dalva Dias de Paula e Maria Florinda Ramos Pina. Inicialmente, a Fafil teve como mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP).

A professora Baby Figueiredo atuou como professora da FUNM/Unimontes de 1964 a 2005. Ela também foi secretária municipal de Educação de Montes Claros, no período de 1989 a 1992, quando implementou diversas políticas inovadoras no setor, como o projeto piloto de escola de tempo integral e a qualificação e a valorização dos professores.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Projeto Inserto Unimontes realiza Exposição de Combate à LGBTIfobia