O professor Cledinaldo Aparecido Dias, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos vencedores  do Prêmio UnB de Pós-Graduação 2022, promovido pela Universidade de Brasília. Ele conquistou menção honrosa na categoria de Pós-Graduação em Administração na grande área de Ciências Sociais Aplicadas.

A entrega da premiação acontecerá na próxima terça-feira (06/12), na sede da UnB (Campus Darcy Ribeiro), em Brasília.

O docente da Unimontes  teve indicada para a premiação a tese de doutorado de sua autoria, intitulada “Adoecimento e retorno ao trabalho após transtorno mental: um estudo com policiais militares do Distrito Federal à luz da Sociologia Clínica”. Ele defendeu a tese ao concluir, em 2020 (durante a pandemia da COVID-19), o  curso de doutorado dentro do  Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB), tendo como orientador o professor Marcus Vinicius Soares Siqueira, da UnB.

A pós-graduação Stricto sensu em Administração foi oferecida por intermédio do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), viabilizado a partir de parceria entre a  Unimontes e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face) da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Professor Cledinaldo Aparecido Dias rebece prêmio de menção honrosa na categoria de Pós-Graduação
em Administração na grande área de Ciências Sociais Aplicadas. (foto: divulgação)

O autor da tese premiada, que também é psicólogo, explica que o estudo enfoca o adoecimento mental vinculado ao trabalho, com ênfase no retorno do policial às suas atividades após transtornos dessa natureza.

O objetivo foi analisar como o contexto do trabalho da Polícia Militar do Distrito Federal influencia o retorno do policial ao trabalho depois de afastamento por transtorno mental, perfazendo elementos de sua organização para trabalhar, suas condições e fatores socioprofissionais.
“A tese trata-se de um estudo etnográfico onde o professor optou por se inserir nas atividades dos serviços psicológicos oferecidos pela PMDF e revelar os fatores desencadeadores do adoecimento mental e as dificuldades enfrentadas pelos policiais, após um período de afastamento do trabalho”, afirma o professor Cledinaldo Dias.

“Os resultados obtidos refletem a relação direta entre a organização do trabalho militar e os conflitos interpessoais, a fragilização dos laços sociais e os abusos do poder, advindos do modelo hierárquico tradicional como desencadeadores do adoecimento mental e dificultadores para o retorno ao trabalho”, pontua o professor e psicólogo.

Indicação para Prêmio da Capes/MEC

Em 2021, o estudo sobre o “Adoecimento e retorno ao trabalho após transtorno mental: um estudo com policiais militares do Distrito Federal à luz da Sociologia Clínica” foi indicado para o Prêmio Capes de Tese, promovido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A indicação foi feita pela coordenação do PPGA/UnB), após seleção interna, presidida pela professora doutora Marina Figueiredo Moreira e composta por mais dois professores avaliadores.
Em 2022, a tese do professor da Unimontes foi indicada novamente pela coordenação do PPGA/Unb para participar do Prêmio UnB de Pós-Graduação. A iniciativa visa “coroar a excelência da produção acadêmica dos programas de pós-graduação Stricto sensu e dos cursos de pós-graduação Lato sensu desenvolvidos na Universidade de Brasília no período de 2020 a 2022, dando visibilidade a trabalhos das diversas áreas do conhecimento.

CURRICULO DO PROFESSOR CLEDINALDO DIAS

O professor Cledinaldo Aparecido Dias graduou-se em Administração pela Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e em Psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (Fip-Moc). É doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB) e mestre em m Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Ele tem especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela UFSJ e em Educação à Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros. Além de docente da Unimontes e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele já foi delegado do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).
Cledinaldo Aparecido Dias também é pesquisador do Núcleo de Diversidade e Crítica Organizacional, da Universidade de Brasília. Sua atuação volta-se para temáticas sobre Saúde Mental e Trabalho, Comportamento Organizacional e os Afetos e emoções na Sociedade Moderna.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +