Como parceira nas ações dos Conselhos Municipais de Cultura e de Turismo, a Universidade Estadual de Montes Claros é uma das apoiadoras da Prefeitura de Januária na realização da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, evento organizado conjuntamente com o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Com apresentações culturais, exposições de artesanatos de comunidades tradicionais e palestras, a programação teve início na manhã desta quinta-feira (29 e junho), no campus da Unimontes em Januária, com previsão de término às 16 horas.

A pauta é diversificada, com destaque para a oportunidade de discussão de pontos sobre o acesso das cidades norte-mineiras ao ICMS Cultural e, ainda, detalhes sobre os instrumentos legais para a preservação dos bens artísticos e históricos de cidades da região. O diretor de Promoção do Iepha/MG, Fernando Pimenta Marques, está na cidade coordenando os trabalhos.

“Como referência na educação superior e na discussão de temas relevantes para a comunidade, a Unimontes tem total disposição em sediar um evento como este, além do que, a Universidade é um braço do Estado nesta região do Estado e, junto ao município, é parceria em ações desenvolvidas com os Conselhos de Cultura e de Turismo”, explica a professora Ros’elles Magalhães Felício, coordenadora do campus local.

Iepha rodadaculturalAlém de Januária, a cidade de Grão Mogol também é sede da Rodada do Patrimônio Cultural na macrorregião do Norte de Minas. Participam prefeitos, secretários e demais gestores públicos municipais no debate e análise de temáticas como preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural e imaterial do Estado.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Januária, Sidney Olímpio, destacou a importância de um evento aberto ao público em geral.

“A preservação do patrimônio resulta, por meio desse mecanismo, em grande benefício para as cidades mineiras. O ICMS Cultural fortalece o orçamento do município, assegurando-lhe investimentos financeiros em realizações significativas para as comunidades”, afirma a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.