A Avaliação de Desempenho do Gestor Público tem por objetivo aprimorar a atuação do gestor por meio do desenvolvimento e da avaliação das competências gerenciais e é aplicada para todos os servidores efetivos, função pública e recrutamento amplo que exercem função gerencial ou que ocupam cargo de provimento em comissão de direção ou chefia, responsáveis pelas unidades administrativas.

Metodologia ADGP

O Termo de Avaliação da Avaliação Qualitativa será preenchido:

  • pela Chefia Imediata do Gestor Público avaliado;
  • pelo próprio Gestor Público, por meio da auto avaliação; e
  • por servidores que compõem a equipe coordenada pelo Gestor Público avaliado.

A metodologia desenvolvida para a ADGP é diferenciada, uma vez que o foco desse processo concentra-se no desenvolvimento de competências específicas à função gerencial. Assim, são previstos momentos voltados ao planejamento e acompanhamento (opcional)de ações de desenvolvimento para o gestor, por meio do preenchimento de um Plano de Desenvolvimento junto à chefia imediata. Esse documento terá como referência o perfil de competências requerido aos gestores no desempenho das funções relacionadas à coordenação de programas, projetos e ações, bem como à condução das equipes de trabalho.

Além disso, nesse processo, a avaliação de desempenho por competências ocorre sob uma perspectiva 180º, não se restringindo apenas à percepção da chefia imediata do gestor. Isto é, o gestor realiza a sua autoavaliação e ainda é avaliado pela chefia imediata, bem como por membros de sua equipe.

Termo de Avaliação – Competências Gerenciais

Ao final do período avaliatório, o gestor é avaliado segundo um perfil de competências requerido exclusivamente para a função gerencial. O Termo de Avaliação, portanto, conterá a metodologia e o perfil de competências gerenciais, composto pelas seguintes competências:

  • Compartilhamento de Informação e Conhecimentos;
  • Competência Técnica;
  • Comportamento Inovador;
  • Gestão de Pessoas (quando houver equipe);
  • Liderança em Equipes (quando houver equipe);
  • Orientação para Resultados;
  • Visão Sistêmica.

Os gestores que não possuem equipe sob a sua coordenação não são avaliados nas competências Gestão de Pessoas e Liderança de Equipes, sendo preenchido um Termo de Avaliação específico para esses casos.

Nos casos em que houver movimentação ou alteração da chefia imediata do gestor ao longo do período avaliatório, deverá ser elaborado o Relatório Subsidiário, contendo informações que contribuirão para o preenchimento do Termo de Avaliação.

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