O campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi movimentado com uma série de atividades festivas nesta quarta-feira (24/5), marca para a comemoração dos 55 anos de criação da instituição, completados nesta data. Um dos destaques da programação foi o momento “Viva a Vida & Saúde”, celebração ecumênica que contou com a participação integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e alunos.

Realizado no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus), o ato ecumênico foi celebrado padre Antonio Alvimar Souza (também vice-reitor) e pelos pastores Antônio Carlos Ferreira Lopes (Igreja do Nazareno) e José Normando Gonçalves Meira (Igreja Presbiteriana). Contou também com a participação da professora Raquel Helena de Mendonça e Paula, da doutrina espírita.

Na oportunidade, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destacou a importância da comemoração, enaltecendo o crescimento da instituição ao longo de cinco décadas e meia de existência. “Temos aqui uma somatória de ideias diferentes, respeitadas e bem conduzidas para o bem coletivo. A plenitude da vida é alcançada com a convivência harmoniosa daqueles que fazem parte desta universidade”, afirmou.

Ele salientou que, por conta da participação e esforço dos professores, servidores e acadêmicos e do apoio da comunidade, a Universidade se mantém na trajetória de crescimento constante. “Que sejamos cada dia mais audaciosos com nossas ações e façamos da Unimontes uma universidade cada vez melhor para nossa comunidade acadêmica e para o mundo”, disse o reitor.

O acompanhamento musical contou com a professora Mel Callado e os acadêmicos Andrey Ferreira Silva, Jéssika Andrade da Silva e Emannuel de Souza Oliveira.

Atoecumenico 2017

SOLIDARIEDADE

Ao fazer a pregação durante o ato religioso, o vice-reitor e padre Antonio Alvimar Souza enfatizou a importância da solidariedade. “A vida não se constitui somente com o ato biológico, mas uma construção espiritual, na qual exige de cada um de nós dedicação e responsabilidade com o outro. Devemos fazer parte da construção da felicidade coletiva – ajudar o outro com nossas experiências e atitudes positivas”.

Logo após a celebração ecumênica, os integrantes da comunidade acadêmica participaram da comemoração do aniversário da Unimontes, no “Espaço 5.5”, ao lado da quadra 2 do Centro Esportivo Universitário. Os professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos foram brindados com a apresentação da Banda da Música do 10º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais que tocou o tradicional “parabéns”, seguido do corte do bolo comemorativo (dois metros).

A programação comemorativa continua ao longo do dia e à noite, com apresentações artísticas e culturais. No “Espaço 5.5”, foram montadas tendas com ações extensionistas voltadas para o atendimento à comunidade. A estrutura reúne equipes do Serviço de Assistência Gratuita Itinerante – S.A.J. Itinerante, com prestação gratuita de serviços jurídicos; tenda do Centro de Educação a Distância (CEAD), com informações sobre os cursos virtuais ofertados pela Universidade, e do Projeto Unimontes Solidária, com testes de glicemia e medição da pressão arterial. O Espaço 5.5 foi criado pela Pró-Reitoria de Extensão.

ORGULHO DO CRESCIMENTO DA UNIMONTES

Além de professores, servidores (da ativa e aposentados) e alunos, as festividades comemorativas aos 55 anos da Universidade Estadual de Montes Claros atraíram egressos da instituição. Um deles é o ex-bancário e professor aposentado Manoel Messias de Oliveira, 67 anos, graduado na primeira turma de Economia da instituição – ainda pela Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas (Fadec), uma das unidades da antiga Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada na atual Unimontes.

Atendimento Unisol201755

“É como eu estivesse me realizando com o crescimento da Unimontes. Vejo a universidade se expandindo cada vez mais, com reconhecimento até internacional”, afirma o egresso da universidade. Em primeiro de agosto de 1972, ele iniciou os estudos na primeira turma de Economia, que foi diplomada em 30 de junho de 1976.

Pai de dois filhos e avô e dois netos, Manoel Messias concluiu um segundo curso na instituição, de Letras/Português, em 1996.