As universidades estaduais e federais passarão a contar com o acesso gratuito ao banco de dados on-line do “Portal Saúde Baseada em Evidências”. Convênio neste sentido será firmado entre as instituições e o Ministério da Saúde em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC). A Unimontes será uma das universidades conveniadas.
A princípio, serão atendidos os alunos dos cursos de graduação em saúde (Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia), de áreas afins (Serviço Social) e dos mestrados em Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social, Biotecnologia e Ciências Biológicas, além do doutorado em Ciências da Saúde. Até então, o portal estava disponível somente para os profissionais em saúde vinculados ao respectivo Conselho Profissional.
A partir da assinatura do convênio, que acontecerá de forma individualizada para cada instituição, os alunos efetivarão os cadastros juntos às bibliotecas universitárias. No âmbito da Unimontes, serão cadastrados 2.501 acadêmicos de cursos de Montes Claros (campus-sede e Hospital Universitário Clemente de Faria), Januária e Unaí.
O Portal Saúde Baseada em Evidências possui treze bases de dados com estudos e pesquisas científicas produzidas no Brasil e no exterior. O número de títulos chega a mil em cada uma dessas bases.
A diretora da Biblioteca Universitária da Unimontes, Roseli Aparecida Damaso Garcia, explica que, por meio de um workshop, haverá um treinamento específico dos servidores para o atendimento aos acadêmicos no processo de cadastramento. O serviço contará com o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação e da Secretaria Geral na disponibilidade dos dados dos alunos regularmente matriculados nos cursos contemplados.