O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, participou de uma série de reuniões em Brasília/DF nessa quarta-feira (19/02), em que se discutiu as ações da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) para 2014. Dentre os pontos abordados está a maior aproximação dos integrantes da entidade com o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o encontro com representantes da Embaixada da França no Brasil.

Em outro momento, o reitor manteve contatos com lideranças políticas para a análise de projetos da Unimontes, como a viabilidade de recursos para a construção da sede própria do campus-sede em Salinas (Norte de Minas) e o novo agendamento da reunião do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN) com integrantes da ABRUEM, no dia 12 de março.

“Reiteramos que o trabalho em busca da construção da sede em Salinas tem sido constante, com a participação efetiva da municipalidade nesta e nas gestões anteriores. Há o interesse das lideranças políticas de nosso Estado em concretizar este projeto”, observou o reitor João Canela.

Conselhos

reuniaoDF destaquePela manhã, o presidente da Abruem, reitor Carlos Fernando de Araújo Calado (Universidade de Pernambuco) e os integrantes da entidade se reuniram com o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima. Em destaque, a necessidade de uma maior aproximação das universidades com os respectivos conselhos estaduais e com o CNE. Conforme dados da Associação, atualmente, mais de 40% dos alunos matriculados no ensino superior do País estão em instituições estaduais e municipais.

No início da tarde, durante a reunião administrativa, a ABRUEM recebeu as visitas do conselheiro de Cooperação e Ação Cultural, Jean-Paul Rebaud, e o adido para Ciência e Tecnologia, Eric Bourland, ambos da Embaixada da França no Brasil. Juntos, trataram da missão cooperativa em áreas técnico-científicas que os reitores brasileiros farão em instituições de ensino superior das cidades de Bordeaux, Toulouse, Lyon e Paris. A missão brasileira visitará a França entre os dias 26 de maio e 6 de junho.