O fomento da cultura empreendedora junto aos jovens é um dos principais objetivos do programa “Meu Primeiro Negócio”, iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A Secretaria de Estado de Educação (SEE) é parceira da iniciativa, juntamente com a Junior Achievement Minas Gerais. Os acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) são estimulados a participar da iniciativa como voluntários.

O Programa é destinado à capacitação sobre a cultura empreendedora para estudantes das escolas estaduais de ensino médio. Jovens acima de 18 anos também podem ser inseridos no programa na condição de voluntários. Para isso deverão se inscrever pela internet, no endereço http://minasdigital.mg.gov.br/inicio/projetos/projeto/40/meu-primeiro-negocio#duvida.

Os alunos da Unimontes são incentivados a participar das ações voluntárias por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Ser voluntário é uma experiência muito rica”, lembra a organização do programa. Os participantes receberão um certificado, com o registro de 40 horas/aula de capacitação. Cada grupo de voluntários é composto, em média, por cinco pessoas – como miniempresa, divididos entre as áreas de produção, marketing, finanças, recursos humanos e diretoria geral.

A iniciativa proporciona aos estudantes a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Desta forma, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais capacitados.

Ao longo de três meses serão promovidos encontros semanais entre monitores, voluntários (preferencialmente das áreas de marketing, finanças, recursos humanos, produção e gestão) e estudantes, com o objetivo de repassar informações e conceitos sobre a livre iniciativa, mercado, produção e comercialização de produtos. Cada encontro terá duração de três hora e meia. Os voluntários serão acompanhados por um agente local ou por um professor.

Programa “Meu Primeiro Negócio”
Quem pode participar da capacitação: alunos de escolas públicas estaduais e ensino médio
Voluntários: jovens acima de 18 anos
Como se inscrever: Pela internet – http://bit.ly/VoluntarioMPN