Encerradas agora há pouco, as provas relativas aos cursos do Grupo 1 do 1º Processo Seletivo 2012 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), aplicadas entre as 8 e 13 horas, no campus-sede, Belo Horizonte e nos demais 11 campi do Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha. Dos 4.626 candidatos inscritos, 465 não compareceram aos locais de prova. O índice de abstenção é de 10,05%.

A chuva fina, registrada em Montes Claros desde a noite do sábado (10/12), não causou transtornos, segundo a Comissão Técnica de Concursos (Cotec) da Unimontes. “Não registramos contratempos em nenhum dos locais de prova”, observou o presidente da Cotec, Reinaldo Marcos Batista Teixeira. À tarde, entre as 15 e 20 horas, serão realizadas as provas para os cursos do Grupo 2.

Os exames foram aplicados para os candidatos aos cursos de Administração, Agronomia, Artes/Música, Artes/Teatro, Ciências Biológicas/Licenciatura, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Direito/Noturno, Educação Física/Licenciatura, Engenharia Civil, Filosofia, Geografia, História, Letras/Inglês; Letras/Inglês – Unaí; Letras/Português – Almenara, Letras/Português – Januária, Medicina, Pedagogia, Pedagogia – Brasília de Minas, Pedagogia – Espinosa, Química, Sistemas de Informação e Tecnologia em Agronegócio – Paracatu.

Saída de candidatosPara Mayra Oliveira Alkimin, de 17 anos, aluna do Colégio Tiradentes (Polícia Militar – Montes Claros) e concorrente a uma vaga em Direito Noturno, as provas foram bem elaboradas, em especial as de língua portuguesa. “As questões exigiram maior concentração e raciocínio, mas não tive maiores dificuldades”, observou. Na sua avaliação, o tema “Perdão”, escolhido para redação, foi pertinente “porque abrange as mais diversas situações da vida”.

Aprovada em Geografia no processo seletivo de junho último, dessa vez Ana Luiza Figueiredo fez as provas para Direito Noturno, área de sua preferência. “Fiz o primeiro vestibular para acostumar com o estilo de provas da Unimontes e acabei sendo aprovada”, disse. Agora, confessou ter maiores dificuldades com as provas de Filosofia e Sociologia, obrigatórias desde 2010, conforme resolução do MEC para todos os vestibulares. “Nem todos os colégios têm a mesma atenção com essas disciplinas”, justifica.

Candidata Processo Seletivo 01/2012 - Carlly EmanuellyCarlly Emanuelly Abreu Oliveira, de 20 anos, é candidata ao curso de Engenharia Civil, uma das novidades da Unimontes neste processo. Segundo ela, as provas estavam bem mais interpretativas em relação a outros vestibulares dos quais participou na rede particular. “A resposta vai estar ali à sua frente, basta ter mais atenção”, disse.