Com envolvimento direto de três universidades estrangeiras, a Universidade Estadual de Montes Claros sedia o Workshop Internacional sobre Cidades Médias. Com programação a partir desta terça-feira (22/5), o evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e tem com tema central “Cidades Médias, Planejamento e o Sistema de Informação Geográfica na América Latina” – “Intermediate Cities, Planning and GIS (Geographic Information System) in Latin America”.

Além dos pesquisadores da Unimontes, participam profissionais da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça), da Universidade Maior de San Andrés (La Paz, Bolívia) e da Universidade Nacional de La Plata (Argentina). Entre estudos de caso, seminários e debates, as atividades se estenderão até a quinta-feira, nas salas 64 e 101 do prédio 2 (2º andar), do campus Montes Claros. Participam PhDs, doutores, mestres e mestrandos da Geografia e áreas afins, além de secretários municipais de La Paz e de Nueve de Julio.

Coordenadora do mestrado em Geografia da Unimontes, a professora Iara Soares de França explica que o I Workshop sobre Cidades Médias está integrado às propostas de cooperação internacional entre o programa de pós-graduação e o professor doutor Jean Claude Bolay, da Escola Politécnica de Lausanne. “O evento faz parte de atividades integradas da Unimontes com pesquisadores da Europa e da América Latina”, explica a professora.

Workshop PPGEO

Os objetivos específicos do evento são: “analisar questões que envolvem os obstáculos para a aplicação da ferramenta GIS em cidades de pequeno e médio porte”, “identificar as necessidades de ferramentas de desenvolvimento (softwares, aplicativos e sistemas de aquisição de dados)”, “identificar políticas governamentais envolvidas na implementação do GIS de baixo custo e de fácil adaptação tecnológica” e “Identificar o uso do GIS adaptado para as necessidades específicas em cidades de pequeno e médio porte”.

Dentre os participantes do evento pelo Brasil estão os professores Iara França, Marcos Esdras Leite e Anete Marília Pereira (Unimontes) e Hélio Carlos Miranda Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia); Jean-Claude Bolay, Eléonore Labattut e Marc Soutter, da Suíça; Patrícia Urquieta, Huascar Ignacio Morales Quintela e Nelson Huanquiri, da Bolívia; e Juan Carlos Etulain, Augusto Ávalos e Viviana Perez Pironio, da Argentina.

O mestrado em Geografia/Unimontes já titulou 29 profissionais e, atualmente, conta com 29 alunos regularmente matriculados e outros 60 estudantes em disciplinas isoladas. Na avaliação mais recente do Ministério da Educação (MEC), divulgada ao final do ano passado, o programa alcançou o conceito três.

Mestrado em Geografia/Unimontes
Workshop Internacional