Nesta terça-feira (22/5), Universidade Estadual de Montes Claros realiza a mesa-redonda “Filosofia, Resistência e Política”, iniciativa do Departamento de Filosofia. Será a partir das 19 horas, no auditório do prédio 3 do campus-sede (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET).

O evento tem como público-alvo professores e acadêmicos dos cursos de graduação em Filosofia e Ciências da Região, com acesso gratuito. Os debatedores são docentes do referido Departamento.

O primeiro tema em discussão será “Controvérsias sobre o Pensamento Político de Nietzsche”, com abordagem da professora Alice Parrela Medrado. Ao concluir o mestrado em Filosofia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela defendeu a dissertação “Tentativas e Tentações Naturalistas na Filosofia de Nietzsche”.

Haverá debate também sobre “Jacques Derrida: a Desconstrução do Direito, a Justiça Indesconstrutível e a Resistência dos Povos Indígenas”, com discussão coordenada pelo professor Heiberle Hirsberg Horácio, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele trabalha diretamente com pesquisas sobre a questão indígena, realizando estudos sobre o povo Xakriabá, do município de São João das Missões (Norte de Minas).

Também está prevista a análise sobre “Identidade, Diferença e Políticas Minoritárias a partir de Foucault e Deleuze”, com o professor Ildenilson Meireles Barbosa, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele é integrante do “Grupo de Pesquisa e Estudos de Gênero e Violência”, da Unimontes, e desenvolve pesquisa específica sobre “Identidade como Categoria Problemática: Foucault, Deleuze, Butler e a Crítica da Historiografia”.

O mediador será o professor José Maria Pereira, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ele também atua no desenvolvimento de trabalhos junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unimontes).

Mesa redonda “Filosofia, Resistência e Política”
Onde: Prédio 3 (CCET) do campus-sede da Unimontes
Entrada: gratuita