O estímulo às práticas cidadãs e de responsabilidade social na área de Ciências Contábeis da Unimontes pode ser traduzido em voluntariado, assim como em benefícios a quem precisa de ajuda neste período de pandemia pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Dessa forma, pode ser analisado o balanço da “Gincana Solidária”, ação promovida pelo programa de extensão do Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC), vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis e à Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual de Montes Claros.
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/09/canva-photo-editor-3.png)
Em dois meses de atividades, desde a concepção da gincana, inscrições de equipes, divulgação, captação de doações, premiação, separação e entrega dos donativos ao público-alvo, acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis arrecadaram 500 quilos de alimentos, 2,7 mil peças de vestuários e calçados e 200 itens de higiene pessoal.
LEVANTAMENTO
![](https://unimontes.br/wp-content/uploads/2021/09/canva-photo-editor-4.png)
Previamente, foi feito um levantamento sobre quais instituições assistenciais no município de Montes Claros que poderiam ser beneficiadas. Seis delas foram escolhidas pela coordenação, especialmente porque também dependem do voluntariado para o atendimento de pessoas mais necessitadas: Projeto Social Redenção, Associação Divina Providência, Casa de Apoio Santa Bernadete, Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Orfanato), Centro Paula Elizabeth e Programa “Mesa Brasil/SESC” (banco de alimentos).
Os professores Maria do Pérpetuo Socorro Nassau Araújo e Izael Oliveira Santos atuaram como organizadores junto aos acadêmicos voluntários do Programa NASC e, também, com o apoio da equipe das instituições beneficiadas na logística de captação, armazenamento e separação das doações. A Gincana Solidária é parte específica do Projeto Práticas Sociais/NASC.
Coordenadora geral do NASC/Unimontes, a professora Mônica Nascimento e Feitosa explica que o fechamento da Gincana em agosto coincide com a comemoração anual pelo dia do Voluntariado (28/8), instituído em 1985. Em nome do projeto, ela faz um agradecimento a todos os envolvidos, desde o comprometimento com a ação, tempo dedicado à Gincana e a mobilização de doadores, principalmente por se tratar de um período de restrições por causa da pandemia.