O estímulo às práticas cidadãs e de responsabilidade social na área de Ciências Contábeis da Unimontes pode ser traduzido em voluntariado, assim como em benefícios a quem precisa de ajuda neste período de pandemia pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Dessa forma, pode ser analisado o balanço da “Gincana Solidária”, ação promovida pelo programa de extensão do Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC), vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis e à Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual de Montes Claros.

Foram dois meses de campanha, entre organização, arrecadação e entrega de donativos (fotos: Divulgação NASC)

Em dois meses de atividades, desde a concepção da gincana, inscrições de equipes, divulgação, captação de doações, premiação, separação e entrega dos donativos ao público-alvo, acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis arrecadaram 500 quilos de alimentos, 2,7 mil peças de vestuários e calçados e 200 itens de higiene pessoal.

LEVANTAMENTO

Alimentos foram distribuídos entre seis instituições assistenciais

Previamente, foi feito um levantamento sobre quais instituições assistenciais no município de Montes Claros que poderiam ser beneficiadas. Seis delas foram escolhidas pela coordenação, especialmente porque também dependem do voluntariado para o atendimento de pessoas mais necessitadas: Projeto Social Redenção, Associação Divina Providência, Casa de Apoio Santa Bernadete, Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Orfanato), Centro Paula Elizabeth e Programa “Mesa Brasil/SESC” (banco de alimentos).

Os professores Maria do Pérpetuo Socorro Nassau Araújo e Izael Oliveira Santos atuaram como organizadores junto aos acadêmicos voluntários do Programa NASC e, também, com o apoio da equipe das instituições beneficiadas na logística de captação, armazenamento e separação das doações. A Gincana Solidária é parte específica do Projeto Práticas Sociais/NASC.

Coordenadora geral do NASC/Unimontes, a professora Mônica Nascimento e Feitosa explica que o fechamento da Gincana em agosto coincide com a comemoração anual pelo dia do Voluntariado (28/8), instituído em 1985. Em nome do projeto, ela faz um agradecimento a todos os envolvidos, desde o comprometimento com a ação, tempo dedicado à Gincana e a mobilização de doadores, principalmente por se tratar de um período de restrições por causa da pandemia.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária