Nesta sexta-feira (27/12), às 19 horas, acontecerá o lançamento do livro “Festa de Santos Reis: 80 anos de manifestações alegres e simples da fé”. O evento será na Igreja Matriz de Santos Reis – no bairro de mesmo nome. A obra é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e a Arquidiocese de Montes Claros, com o objetivo de resgatar as manifestações religiosas regionais.

O arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, assina o prefácio, assim como o posfácio é do arcebispo emérito, Dom Geraldo Majela de Castro.

Os professores João Olímpio Soares dos Reis (departamento de Educação) e Filomena Cordeiro Reis (departamento de História) e o padre Reginaldo Cordeiro (pároco da Igreja) são os responsáveis pela organização. “Os capítulos do livro constituem-se, em sua maioria, de trabalhos de conclusão (monografias) de estudantes do curso de História da Unimontes”, explica a professora Filomena.

A obra conta com os textos “Os Reis Magos: um estudo histórico-teológico”, de Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte e Samuel de Jesus Duarte; “Origem do Bairro Santos Reis: entre a fé do folião e o rastro das tropas”, de Daniel Ruas.

E mais: “Vivências, fé e devoção: práticas cotidianas e o festar no Bairro Santos Reis”, de Filomena Luciene Cordeiro Reis e Marta Verônica Vasconcelos Leite; “Festas de Santos Reis: folias e foliões”, de Edilaine Aparecida dos Santos, Geraldo Euler Almeida e Marta Verônica Vasconcelos Leite; “Cores, cantorias e bailados: Festa dos Santos Reis”, de José Vieira Júnior; e “As pastorais social na paróquia dos Santos Reis: um desafio sempre presente”, de João Olímpio Soares dos Reis e Reginaldo Cordeiro Lima.

E ainda: “A vida na nova cidade: o caso do Santos Reis”, de Tatiane Ferreira Silva; e “Economia Solidária: vivências da cozinha Bem Servir no Bairro Santos Reis em Montes Claros”, de Sílvia Cristina Aragão Oliveira.