Aproximar a ciência da comunidade, com a aplicação de pesquisas em iniciativas que possam contribuir com o envelhecimento saudável. Esta é a proposta do projeto “Vitalidade”, idealizado pelos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Numa linguagem didática e acessível ao mesmo tempo, a partir de publicações regulares nas redes sociais, a proposta tem como público-alvo a faixa etária a partir dos 45 anos, cujo perfil foi definido diante das particularidades regionais: dados populacionais, acesso e hábitos de saúde física e mental e situações de risco, dentre outros pontos.

O Projeto Vitalidade reunirá 12 temas iniciais, com veiculação diária a partir de 30 de junho no formato de vídeos, animações, artes e entrevistas nas redes sociais (YouTube, Instagram, Facebook e Whats App) e, também, com divulgação em parceria com a Rádio Universitária Unimontes 101,1 FM.

“A nossa intenção é de promover as postagens diárias, entre 30 de junho a 17 de julho, culminando com um seminário virtual, dia 20 de julho, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral”, explica a odontóloga Luciana Mara Barbosa Pereira, mestranda do PPGCS e uma das idealizadoras do projeto “Vitalidade”.

TEMAS

Os temas iniciais são estes: “Alterações Hormonais do Climatério e Menopausa I e II”, “Alterações Periodontais e as suas Correlações Sistêmicas”, “Autonomia de Vida”, “Benefícios de se Alongar no dia a dia”, “Cuidados Preventivos na Senilidade com Enfoque nos Cânceres de Útero, Ovário e Mama”, “Espiritualidade”, “Harmonização Facial”, “Pilates ou Hidroginástica? Eis a Questão…”, “Prevenção e Higiene Oral”, “Saúde Física e Mental” e “Tudo ou quase Tudo Sobre Incontinência Urinária”.

Após a divulgação dos 12 temas, a intenção é de transformar este trabalho em um canal contínuo de interdisciplinaridade, com a divulgação permanente dos estudos associados à Educação em Saúde e, assim, transformá-lo em um projeto institucionalizado.

Luciana Pereira explica, ainda, que a interação com a comunidade será determinante. “Foi desta forma que elencamos estes 12 primeiros temas e, na sequência, vamos trabalhar em cima do feedback deste público-alvo para definir as novas abordagens em consonância com as nossas pesquisas”, acrescenta a mestranda.

A atual situação de pandemia, com o isolamento social por causa dos riscos do Novo Coronavírus, também foi considerada pelos organizadores do projeto. “Há um grande impacto na população em geral, mas, para a faixa etária acima dos 45 anos, já são identificados os grupos de risco, o que gera perturbações como a solidão, sintomas de depressão, mudanças radicais de rotina e de hábitos sociais e até a falta de medicamentos e acompanhamento de um profissional de saúde”, finaliza a mestranda.

EQUIPE

O projeto está vinculado à disciplina de Estudos Interdisciplinares em Saúde, do PPGCS, com a participação dos docentes Cristina Andrade Sampaio (responsável pela disciplina), Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins, Antônio Prates Caldeira, Carla Silvana de Oliveira e Silva, Desirée Sant´Ana Haikal, Hercílio Martelli Júnior, João Marcus Oliveira Andrade, Lucyanna Conceição Farias, Luiz Fernando de Rezende, Marcelo Perim Baldo, Mariléia Chaves Andrade, Marise Fagundes Silveira e Thallyta Maria Vieira.

Os mestrandos e doutorandos responsáveis pelos conteúdos são profissionais das áreas de Biologia/Enfermagem (Núbia Nunes de Souza e Yan Robert Santos Cambuí), Educação Física/Fisioterapia (Nayra Suze Souza e Silva e Rose Elizabeth Cabral Barbosa), Medicina (Daniella Patrícia de Oliveira Porto e Tábata de Matos Queiroga) e Odontologia (Luciana Mara Barbosa Pereira, Silvério de Almeida Souza Torres e Vera Lúcia Lacerda Medeiros).

LANÇAMENTO – O seminário de lançamento do projeto terá como tema “Envelhecimento e Saúde”, e será desenvolvido em parceria com o “O SIC-Unimontes”, coordenado pelas professoras Rosângela Ramos Veloso Silva, Desirée Sant’ana Haikal, Lucinéia de Pinho, Maria Fernanda S. F. Brito e Marise Fagundes Silveira. O evento ocorrerá no dia 20 de julho, com palestra do professor doutor Renato Sobral Monteiro Júnior e com mediação da doutoranda Nayra Suze Souza e Silva, pela plataforma on-line Google Meet (link de acesso: https://meet.google.com/uzb-mseh-isy), às 17h30.

Relacionadas

Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18