Credenciado para diagnósticos da SARS-CoV-2, o espaço foi estruturado até aqui a partir de doações

Reunião foi realizada na sede da 11ª RISP e também com participações por videoconferência (Fotos: Christiano Jilvan – Ascom Unimontes)

O reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, participou, nessa quinta-feira à tarde (4/6), da reunião técnica do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), criado em Montes Claros para responder pelas medidas públicas relacionadas à pandemia da Covid-19. Acompanhado pelos pesquisadores responsáveis pelo Laboratório de Pesquisa em Saúde (LPS), ele expôs o trabalho da Universidade até aqui para viabilizar a realização dos diagnósticos do Novo Coronavírus, a partir de credenciamento junto à Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, e os representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Exército e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também compõem o CICCL, manifestaram o interesse em apoiar a Universidade para que o trabalho do laboratório seja contínuo mesmo após a pandemia, num esforço a médio e longo prazo.

A ideia do município, conforme a secretária, “é formatar uma proposta técnica para viabilizar recursos de suporte para consumo e custeio do LPS/Unimontes”.

“Temos a disposição para discutir o que for importante em ampliar a assistência que a Unimontes oferece à sociedade. Esta é a nossa missão estratégica. Para que o laboratório fosse credenciado, superamos os obstáculos iniciais como a limitação de recursos financeiros, o que só foi possível com parceiros estratégicos e, ao mesmo tempo, com o voluntariado de professores, acadêmicos e pessoas da comunidade”, expôs o reitor.

PROCEDIMENTOS

Os professores André Luiz Sena Guimarães e Alessandra Ericsson de Oliveira Xavier, responsáveis pela coordenação do LPS/Unimontes, fizeram uma explanação sobre os procedimentos adotados até o momento, como os trâmites para a liberação dos recursos doados, capacitação e treinamentos de pessoal, aquisição e a entrega dos insumos e de equipamentos importados. O assessor de Gestão Estratégica e Inovação, Otávio Braga, também falou pela Unimontes, apresentando números do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência na cidade para a Covid-19.

“Como estamos convivendo com um momento de pandemia, os esforços estão concentrados para atender este cenário. Os diagnósticos precisam acontecer com a máxima qualidade possível”, acrescentou o professor André Luiz Sena, que também está como pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS). “Um dos grandes diferenciais neste trabalho está no capital intelectual que a Unimontes oferece”, acrescentou a professora Alessandra Ericsson Xavier, do programa de pós-graduação em Biotecnologia (PPGB/Unimontes).

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”