Com o apoio do Governo de Minas, projeto deverá ser inaugurado em 2024

Nesta terça-feira (18/07), o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago recebeu a visita do prefeito de Bocaiuva, Roberto Jairo Torres, em encontro no Gabinete da Reitoria. Na oportunidade, foram discutidas a retomada das obras da escola do Programa Brasil Profissionalizado naquele município, bem como o cronograma dos serviços, interrompidos desde 2018.

Conforme o professor Wagner de Paulo Santiago, ficou acertado que as obras do complexo do Programa Brasil Profissionalizado em Bocaiuva deverão ser reiniciadas nos próximos meses, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

O reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, o prefeito Roberto Jairo Torres e o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.
Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Também foi estabelecida uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Bocaiuva. No entendimento, a Municipalidade ficará responsável pela instalação da rede elétrica e pavimentação da via de acesso ao prédio. Por sua vez, a Unimontes, com recursos já alocados pelo Governo de Minas, vai investir 5 milhões e 316 mil reais para concluir a construção.

Uma equipe de engenheiros da Universidade já iniciou o levantamento orçamentário para licitar os serviços necessários para o término da Escola do Brasil Profissionalizado. A obra foi interrompida em fase adiantada de implantação.

A estrutura ocupa área total de 12 mil metros quadrados, com 5.572 metros de área construída.O prédio vai abrigar 12 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca e auditório para 200 pessoas. Contará ainda com ginásio poliesportivo, cozinha e refeitório, estrutura administrativa e anfiteatro a céu aberto.

“Um dos objetivos desse encontro foi começar a discutir a utilização futura desta grande estrutura e uma parceria com o Município para que as atividades e cursos que serão oferecidos atendam a uma demanda da microrregião de Bocaiuva, levando em consideração a realidade e o potencial produtivo e econômico o município” destacou o reitor Wagner Santiago.

Ele ressaltou que a proposta da atual gestão da Unimontes é discutir a melhor utilização da estrutura com as administrações municipais e a comunidade das cidades que serão beneficiadas com a conclusão das escolas do Programa Brasil Profissionalizado.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

“Já temos os recursos alocados pela Secretaria de Estado da Educação. A determinação do governador Romeu Zema é para agilizar o máximo possível o andamento das obras. A nossa meta é inaugurar a Escola do Programa Brasil Profissionalizado em Bocaiuva em 2024” , destacou o reitor da Unimontes.

O prefeito Roberto Jairo Torres lembrou que a conclusão da Escola do Programa Brasil Profissionalizado na cidade é um sonho que a comunidade mantém desde 2013, quando as obras foram iniciadas. Depois, devido a problemas no contrato com a construtora e falta de recursos, os serviços foram paralisados em 2018. “Além da estrutura ideal para cursos de formação de mão de obra e para abrigar várias atividades educacionais, Bocaiuva vai ganhar um belo espaço cultural e esportivo com a utilização do grande auditório para mais de 200 pessoas, biblioteca para atender até 1 mil e 200 estudantes, anfiteatro a céu aberto para eventos e ginásio poliesportivo com quadra coberta e arquibancadas”, assegura o prefeito.

Ele revelou que, levando-se em conta o tamanho e estrutura do prédio, está sendo discutida a possibilidade de que parte das instalações possam abrigar o anexo do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, que, atualmente, conta com 600 alunos em Bocaiuva. “Já determinei o início dos processos para asfaltar a via de acesso e instalação da rede elétrica com iluminação pública no entorno da obra “, informou o prefeito de Bocaiuva.

Ele ainda elogiou e agradeceu o empenho da reitoria da Unimontes e de lideranças como o vice-governador, professor Mateus Simões, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite, para a retomada das obras da Escola do Brasil Profissionalizado, destacando que o empreendimento educacional representa um sonho da população de Bocaiuva e dos municípios vizinhos que integram sua microrregião, que também serão beneficiados.

Editora Unimontes lança livro sobre Imunidade e COVID-19
Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq