A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do departamento de Odontologia, vai realizar, segunda-feira (8/4), uma pesquisa multicêntrica sob a liderança dos especialistas em harmonização orofacial, os professores André Luiz Sena Guimarães e Tereza Scardua.

A pesquisa, desenvolvida em parceria entre a Unimontes e o Instituto Tereza Scardua, terá como foco o Melasma, abordando também soluções inovadoras e empreendedoras para estética facial. Com três projetos já em andamento, esta colaboração promete ser de grande importância para o campo das pesquisas translacionais.

Está marcada para o mesmo dia uma demonstração clínica para os alunos da disciplina de Harmonização Orofacial do curso de Odontologia da Unimontes. Na sequência, os participantes terão a oportunidade de visitar o Centro de Pesquisa em Saúde no Hospital Universitário Clemente de Faria – HU Unimontes.

O professor André Sena Guimarães ressalta a importância da parceria firmada com a professora Tereza Scardua para a realização do estudo. “A parceria vem fortalecer a pesquisa da Unimontes com o desenvolvimento de novos produtos, técnicas e tecnologias. Os acadêmicos do curso de Odontologia terão oportunidade do aprendizado, na prática, com uma das melhores profissionais da área no Brasil. Com isso, no futuro, poderão desenvolver suas próprias pesquisas e melhoria do setor na região”.

Professora Tereza Scardua

A professora Tereza Scardua, à frente do instituto que leva o seu nome, é palestrante no Brasil e em diversos países, atuando com referência em harmonização facial, com mais de 8 mil pacientes atendidos com mais 6 mil alunos certificados. Ela é reconhecida como uma das principais pesquisadoras e impulsionadoras das novas técnicas e tratamentos relacionados à harmonização facial no Brasil e criadora do método Line Skin.

A professora Tereza Scardua, à frente do instituto que leva o seu nome – Foto/divulgação

Tereza Scardua, é autora do livro “Ideal Face”, baseado nos quinze pontos de beleza ideal da face, fruto de pesquisas e evolução no campo do conhecimento e aplicabilidade de técnicas

Já o pesquisador da Unimontes André Luiz Sena Guimarães possui especialização em harmonização orofacial, mestrado e doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cadastrado no Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ele é professor dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Ciências da Saúde (PPGCS, do qual já foi coordenador) e Modelagem Computacional (PPGMCS) da Universidade Estadual de Montes Claros. É consultor Capes/MEC na área interdisciplinar quadrienal. Também foi pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes e coordenador do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP. Atua na área de pesquisa de soluções inovadoras de desenvolvimento de marcadores moleculares para a melhoria do prognóstico das doenças.

Relacionadas

Acadêmicos de Odontologia da Unimontes realizam ações lúdicas de educação bucal na pediatria do HUCF
Acadêmicos de Psicologia da Unimontes participam de roda de conversa sobre direitos humanos
Hospital da Unimontes adere ao Setembro Verde
Nestlê Health Science realiza curso de imunonutrição no Hospital da Unimontes
Projeto “Brincando com as Letras” leva literatura e humanização para o HU-Unimontes
Editora Unimontes entrega 326 exemplares da obra-prima de Hermes de Paula a escolas municipais e estaduais