“Mérito dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos”, destaca reitor

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), referente a 2022. A qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi reconhecida com o recebimento do conceito 4 no IGC, que varia de 1 a 5.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago – Foto: Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, salienta que um percentual de 27,7% das instituições de ensino superior brasileiras obteve as notas 4 e 5 na avaliação promovida pelo MEC. “Com o conceito alcançado, a Unimontes ficou entre as melhores universidades do país, em um nível de excelência. Isso é um mérito dos nossos professores, alunos e servidores técnico-administrativos, os quais cumprimentamos por esse feito extraordinário”, afirma o reitor.

A presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unimontes, professora Viviane Carrasco, ressalta que a boa posição da instituição no sistema avaliativo do MEC é uma conquista coletiva, envolvendo toda comunidade acadêmica, e serve como referência para a universidade aprimorar suas ações. “Trata-se de um reconhecimento à instituição, fortalecendo o seu compromisso de seguir as diretrizes de educação no país segundo o INEP/MEC,  buscando melhorias para ensino, pesquisa e extensão de excelência”, afirma a professora Viviane Carrasco.

“Ter uma formação de qualidade é algo que favorece o desenvolvimento do estudante, agrega valor ao currículo do profissional e abre portas no mercado de trabalho”, observa a presidente da Comissão Própria de Avaliação da Unimontes. Ela lembra que, de acordo com o resultado do IGC/2022, a Unimontes a 19ª posição entre as 49 universidades estaduais do país, sendo classificada no 72º lugar entre todas as 147 instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) do país.

Qualificação continuada do corpo docente, incremento da pesquisa e da política estudantil

A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, ressalta que a boa qualidade dos cursos da instituição, auferida pelo Inep/MEC resulta também da capacitação do seu corpo docente. Destaca também a importância de outras ações como o incremento da pesquisa e da política de assistência estudantil.

“A Unimontes vem se consolidando como uma instituição de excelência, buscando, de maneira sistemática e eficiente a melhoria na qualidade do ensino ofertado, adoção de metodologias inovadoras, qualificação continuada do corpo docente, com aumento no número de mestres e doutores. Paralelamente, houve incremento nas políticas de assistência estudantil e crescimento exponencial de projetos de pesquisa”, afirma a pró-reitora.

“A gestão superior da Universidade não tem poupado esforços no sentido de atender aos anseios da comunidade, oferecendo cursos novos de graduação e pós-graduação. Políticas de ações inclusivas têm sido efetivadas pela Pró-Reitoria de Ensino, no sentido de ampliar e democratizar os princípios gerais da educação, norteados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)”, completa a professora Ivana Ferrante Rebello.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +