Curso vai atender as necessidades do mercado farmacêutico local

A Universidade Estadual de Montes Claros vai promover em parceria com a empresa farmacêutica Novo Nordisk, aula magna do novo curso de Pós-Graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica: Ênfase em Validação e Gestão da Qualidade, com a professora Helaine Carneiro Capucho, no dia 27 de maio. O evento será voltado para acadêmicos na forma presencial e também terá transmissão on-line.

De acordo com a coordenadora da Pós-Graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica da Unimontes, professora Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier foram recebidas 459 inscrições para a nova pós, com aprovação de 19 candidatos dentro do limite das vagas destinadas à ampla concorrência, bem como 7 candidatos para vagas de ações afirmativas Pretos e Pardos, um PCD, um LGBTqia+, um 50+. Não houveram candidatos na categoria indígena e está vaga foi para ampla concorrência, conforme previsto no edital. Aprovamos 240 candidatos além do limite de vagas.

Dentre os inscritos houve a abrangência dos seguintes estados brasileiros: Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, Distrito Federal e Goiás. Em relação a área de formação: Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Agronômica com aprovação de 29 candidatos.

“Montes Claros é um polo regional de indústrias farmacêuticas, dentre as quais, Novo Nordisk, Eurofarma, Hipolabor e Cristália. O curso de Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica (BPF) possui uma matriz curricular inovadora alinhada às necessidades do mercado farmacêutico local, regional, nacional e global. Neste sentido este curso de pós-graduação possibilitará ao estudante conhecimentos sobre o “stat of art “em BFP a partir da apresentação de conceitos e discussão acerca de desafios na implementação e manutenção dos requisitos normativos em BPF de medicamentos, qualificação, validação e ferramentas da qualidade aplicados à indústria farmacêutica (atividades teóricas e práticas)”, ressaltou a coordenadora da Pós-Graduação, professora Alessandra Rejane.

Ela completa que o curso possui professores doutores com vasta experiência e atuação em indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais. “Não temos dúvida de que o nosso egresso estará apto a ingressar na carreira farmacêutica industrial seja aqui em Montes Claros ou em qualquer outro lugar do mundo”.

As matrículas iniciaram no dia 06 de maio e serão finalizadas no dia 17 de maio.

A professora Helaine Carneiro Capucho – Foto: Arquivo Pessoal

A palestrante Helaine Carneiro Capucho é professora da Universidade de Brasília, farmacêutica industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com larga experiência de atuação em cargos de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). No Ministério da Saúde, participou da criação da Comissão Nacional de Incorporação de tecnologias em Saúde (Conitec).


Já na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), liderou a implementação de serviços de gestão da qualidade em mais de 40 hospitais públicos brasileiros. Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi Gerente de Farmacovigilância monitorando eventos adversos de medicamentos e vacinas no auge da pandemia de COVID-19.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro