No ano de 2024 celebra-se os 500 anos de nascimento de um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, Luís Vaz de Camões. Uma grande comemoração está sendo organizada pela Matriz Portuguesa (Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento) os 500 Anos de Camões com um conjunto diversificado de iniciativas durante 2024 e 2025, algumas das quais online, outras presenciais e outras, ainda, em duplo regime (online e presencial).

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi convidada para participar da celebração dos cinco séculos de Camões. O convite foi oficializado à instituição pelo presidente da Comissão Executiva, João Micael e pela Comissária, Professora Annabela Rita, ao reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e ao professor do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL), Marcio Jean Fialho de Sousa, registrando o reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a Literatura Portuguesa e pelo Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão (GPTG-Unimontes).

Exposição Universal da Matriz Portuguesa

A Exposição Universal da Matriz Portuguesa possui um âmbito universal sobre os Portugueses do Passado e do Presente, os Descobrimentos e a Expansão Marítima de Portugal, sobre os seus feitos e o seu contributo para a Matriz e a Língua Portuguesa no Mundo, através do conhecimento, valor, arrebatamento e do seu relacionamento com outras culturas e outras gentes.

A Exposição Universal da Matriz Portuguesa possui o Estatuto de Interesse Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura.

O título “Matriz Portuguesa” remete para a influência cultural recíproca entre os portugueses, os países de Língua portuguesa e o mundo, bem como a sua crescente importância no Mundo.

O professor do (PPGL-Unimontes), Marcio Jean Fialho de Sousa ressalta a importância da participação da Universidade na comemoração dos 500 anos da Camões. “Esta será uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica dialogar com os mais atualizados estudos literários, de alto nível, acerca da poesia camiliana, por meio de intercâmbios internacionais”.

O projeto é de uma celebração multipolar, com realizações em todo o espaço lusófono (incluindo aquele em que a Lusofonia é matéria de estudo), muitas promovidas por instituições parceiras e/ou associadas e concertadas com a Matriz Portuguesa. No fundo, um projeto similar, embora mais ambicioso, do que o dos já realizados 100/Orpheu, 100/Futurismo, Cervantes & Shakespeare: 400 anos no diálogo das Artes, todos eles com obras finais (100 Orpheu, 100 Futurismo, Cervantes & Shakespeare: 400 Anos no Diálogo das Artes). Afinal, Camões é um autor global, no plano estético e no da ação multímoda e no da sua movimentação pelo teatro do mundo.

A Unimontes vai realizar uma sessão, intitulada III Encontro Internacional com a Literatura Portuguesa, dedicada a Camões, no dia 15 de agosto de 2024, na modalidade online, junto ao PPGL-EL/ Unimontes. Além disso, será organizada uma edição especial na Revista Araticum com estudos sobre Camões (Edição do Segundo Semestre de 2024).

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos