No ano de 2024 celebra-se os 500 anos de nascimento de um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, Luís Vaz de Camões. Uma grande comemoração está sendo organizada pela Matriz Portuguesa (Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento) os 500 Anos de Camões com um conjunto diversificado de iniciativas durante 2024 e 2025, algumas das quais online, outras presenciais e outras, ainda, em duplo regime (online e presencial).
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi convidada para participar da celebração dos cinco séculos de Camões. O convite foi oficializado à instituição pelo presidente da Comissão Executiva, João Micael e pela Comissária, Professora Annabela Rita, ao reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e ao professor do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL), Marcio Jean Fialho de Sousa, registrando o reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a Literatura Portuguesa e pelo Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão (GPTG-Unimontes).
Exposição Universal da Matriz Portuguesa
A Exposição Universal da Matriz Portuguesa possui um âmbito universal sobre os Portugueses do Passado e do Presente, os Descobrimentos e a Expansão Marítima de Portugal, sobre os seus feitos e o seu contributo para a Matriz e a Língua Portuguesa no Mundo, através do conhecimento, valor, arrebatamento e do seu relacionamento com outras culturas e outras gentes.
A Exposição Universal da Matriz Portuguesa possui o Estatuto de Interesse Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura.
O título “Matriz Portuguesa” remete para a influência cultural recíproca entre os portugueses, os países de Língua portuguesa e o mundo, bem como a sua crescente importância no Mundo.
O professor do (PPGL-Unimontes), Marcio Jean Fialho de Sousa ressalta a importância da participação da Universidade na comemoração dos 500 anos da Camões. “Esta será uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica dialogar com os mais atualizados estudos literários, de alto nível, acerca da poesia camiliana, por meio de intercâmbios internacionais”.
O projeto é de uma celebração multipolar, com realizações em todo o espaço lusófono (incluindo aquele em que a Lusofonia é matéria de estudo), muitas promovidas por instituições parceiras e/ou associadas e concertadas com a Matriz Portuguesa. No fundo, um projeto similar, embora mais ambicioso, do que o dos já realizados 100/Orpheu, 100/Futurismo, Cervantes & Shakespeare: 400 anos no diálogo das Artes, todos eles com obras finais (100 Orpheu, 100 Futurismo, Cervantes & Shakespeare: 400 Anos no Diálogo das Artes). Afinal, Camões é um autor global, no plano estético e no da ação multímoda e no da sua movimentação pelo teatro do mundo.
A Unimontes vai realizar uma sessão, intitulada III Encontro Internacional com a Literatura Portuguesa, dedicada a Camões, no dia 15 de agosto de 2024, na modalidade online, junto ao PPGL-EL/ Unimontes. Além disso, será organizada uma edição especial na Revista Araticum com estudos sobre Camões (Edição do Segundo Semestre de 2024).