Onze projetos de pesquisa elaborados por professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram recomendados para financiamento no âmbito do edital de Demanda Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais(Fapemig) – 1/2016.

O valor total contemplado à Unimontes é de R$ 317.204,72, com abrangência em estudos desenvolvidos por cursos de graduação, mestrados e doutorados das áreas de Ciências Agrárias, Odontologia, Geografia, História, Ciências Biológicas e Ciências Sociais. No total, foram aprovados 636 projetos pela Fapemig, com previsão de investimentos da ordem de R$ 22,9 milhões.

Hercílio Martelli Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação, revela que “um dos importantes indicadores da consolidação das atividades de pesquisa e de pós-graduação em uma instituição diz respeito à captação de recursos financeiros, sobretudo junto às agências de fomento. “Estes números apresentados no Edital Universal da Fapemig retratam o passado, o presente e o futuro da pesquisa e da pós-graduação na Unimontes, ou seja, o esforço de pesquisadores e de programas de pós-graduação na busca perene pela consolidação e pela excelência”.

Acesse

O Pró-reitor de Pesquisa, professor Virgílio Mesquita Gomes, enalteceu o reconhecimento à produção científica da Unimontes com mais esta aprovação expressiva no âmbito de um edital tão concorrido. “Em meio às dificuldades, a Universidade evidencia o fortalecimento da pesquisa, com o financiamento de novos projetos de grande relevância regional nas áreas relacionadas”.

MULHERES NA IMPRENSA

A professora Ivete Batista da Silva Almeida, do Departamento de História, foi uma das pesquisadoras contempladas pelo edital. O estudo “Representações sobre as Mulheres na Imprensa Montes-clarense – Décadas de 1960 e 1970” receberá financiamento de R$ 19.729,50.Segundo a autora, a produção será uma continuidade de pesquisas que abrangem a primeira metade do século XX.

A projeção para concluir os estudos é de dois anos, com a proposta de analisar, criteriosamente, informações associadas ao sexo feminino e que foram publicadas em jornais de Montes Claros ao longo deste período. O Centro de Pesquisa e Documentação Regional da Unimontes (Cepedor) é uma das bases de consulta.

“O objeto do estudo está na identificação de quais os momentos em que a mulher ganha visibilidade”, explica Ivete Batista, doutora em História Social, pela USP.

A pesquisa será concentrada em jornais da época, como a “Gazeta do Norte”. Na sequência, serão consultados outros suportes como revistas da época e jornais institucionais. “Será uma análise de como se falava da mulher na imprensa local. Nas primeiras consultas, já identificamos editais de casamentos e notícias sobre a mudança de costumes, comportamento e feminicídios”, acrescenta a pesquisadora. O estudo está associado ao Grupo de Estudos de Gênero e Violência.

Os demais estudos aprovados para financiamentos são os seguintes: “Avaliação da Atividade Antineoplásica do Ácido Gálico em Células Hipóxicas de Carcinoma de Escamosas de Boca: uma Abordagem Experimental” (André Luiz Sena Guimarães); “Disponibilidade de Água no Solo para o Cultivo Rotacionado do Sorgo e do Feijoeiro” (Silvânio Rodrigues Dos Santos); “A Dinâmica dos Espaços Públicos de Cidades do Norte-Mineiro” (Carlos Alexandre De Bortolo); e “Estudo da Via de Sinalização da Leptina no Carcinoma Epidermóide de Boca e em Tumores Odontogênicos” (Lucyana Conceição Farias).

“Os Intelectuais e a Nação: uma Análise do Pensamento e Trajetória de António Sérgio, Gilberto Freyre e Mário Soares” (Laurindo Mekie Pereira); Biologia Reprodutiva de Diachasmimorpha Longicaudata criado sobre Ceratitis Capitata e Anastrepha Fraterculus (Clarice Diniz Alvarenga Corsato); “A Espécie SyagrusOleraceae: Diversidade Genética e Morfológica, Análise da Biometria de Sementes e Potencial para desenvolvimento de produtos cosméticos (Dario Alves de Oliveira); “Rearranjos da Produção de Biodiesel em Minas Gerais: Efeitos Socioeconômicos para a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Regional” (Rômulo Soares Barbosa); “Características Produtivas e Reprodutivas de Fêmeas F1 Holandês X Gir Filhas De Touro Provado” (Maria Dulcinéia Da Costa).