Foram 1080 participantes cadastrados e 523 ideias inovadoras submetidas

A Unimontes comemora a divulgação do resultado preliminar dos projetos aprovados da fase 3 do Programa Centelha, em Minas Gerais. A lista dos projetos foi divulgada esta semana pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A Universidade teve um projeto aprovado de imediato e mais quatro como suplentes. Os servidores Eustáquio Júnior e o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor André Sena, estão entre os contemplados que representam a Universidade e o Norte de Minas.

Foram 1080 participantes cadastrados e 523 ideias inovadoras submetidas. Ao todo, foram aprovados 50 projetos, sendo que os 15 primeiros estão classificados para receber a subvenção. Agora, o programa entra em fase da abertura de recursos. O Programa disponibiliza R$ 1 milhão para subvenção econômica para 15 projetos de inovação.

Confira aqui a lista dos projetos aprovados

“Quando recebemos o edital do projeto, e começamos a fazer a sensibilização da comunidade acadêmica como um todo e, também, dos incubados e pré-incubados, tínhamos a intenção de reforçar a caminhada já consolidada da pesquisa dentro da Unimontes. Hoje, estamos numa posição de maturidade na qualidade da pesquisa. Possuímos já o reconhecimento nacional e internacional da validade dos muitos produtos constituídos por meio das pesquisas realizadas na Universidade.

A Unimontes segue sua caminhada histórica de fortalecer e tornar reconhecida a qualidade e a excelência da sua pesquisa”, destaca o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, professor Rafael Soares Duarte de Moura, que enfatiza o papel da Coordenadoria de Inovação Tecnológica, vinculada à PRP, em divulgar e orientar a comunidade acadêmica sobre edital, que recebeu amplos esclarecimentos no campus-sede e demais campi da Unimontes.

O Programa Centelha estimula o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis), a geração e fomento de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado de Minas Gerais.

Empreendedorismo e inovação

“Temos um reconhecimento muito positivo pelo grau de maturidade e alcance que chegamos à pesquisa. Temos projetos competitivos e que despertam o interesse dos editais de fomento apresentados pelas principais fundações e agências que estimulam a pesquisa em nosso país”, acrescenta o Pró-reitor Adjunto Rafael Soares, que acredita que a PRP está no caminho certo com suas reformas internas, políticas de valorização do professor/pesquisador e da busca por efetivos produtos que contribuam para o progresso do conhecimento.

Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada em Minas Gerais pela FAPEMIG, o programa Centelha disponibiliza R$ 1 milhão para subvenção econômica de 15 projetos de inovação.

Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Docente da Unimontes é homenageada como “ Profissional Professora Destaque da Região Norte de Minas pelo CRA – MG
Unimontes terá preenchimento de vagas em seus cursos para pessoas com mais de 60 anos