Quatro projetos vinculados da Universidade Estadual de Montes Claros foram aprovados no âmbito da primeira edição do Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA). A seleção foi feita mediante a apresentação de propostas para chamada pública, que incentiva em empreendedorismo e inovação as mulheres que são bolsistas integrantes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG). O prazo para submissão encerrou-se no dia 17 de maio.
Veja a relação dos projetos aprovados
O evento de abertura das atividades do DELA/Fapemig foi realizado em seis cidades. A edição em Montes Claros, no campus-sede da Unimontes aconteceu ao final de abril como preparação das participantes para interagir com diferentes cenários, desde a apresentação das pesquisas para o mercado até a promoção de ações empreendedoras dentro das universidades.
Os projetos aprovados são: “Serviço de Atendimento a Idosos” (formato grupal e individual para prevenção e tratamento de danos que afetam a memória), de autoria de Lilian Maria Santos (doutoranda em Desenvolvimento Social); “Comunidade Intencional no Espaço Urbano”, de autoria de Francyelle Lays Silva Matos, mestranda em Desenvolvimento Social.
E ainda: “Composto ativo fitoterápico à base de extrato de semente Persea Americana Mill com efeito antineoplásico”, de autoria de Angeliny Tamiarana Lima Tabosa e Marcela Gonçalves de Souza – doutorandas em Ciências da Saúde; e “Fotografia Para Inspirar: desenhar na luz é eternizar momentos e motivar mulheres da pesquisa a inovar sua carreira”, de autoria de Taty Alkmin Gusmão, mestranda em Desenvolvimento Social.
Após a divulgação do resultado, as próximas etapas do projeto são “a formação empreendedora” (em maio e junho), e o encerramento, previsto para o mês de julho.