A comunidade de Capitão Enéas foi beneficiada com a segunda edição em 2020 do projeto Unimontes Solidária. Durante seis dias, entre terça-feira (11/2) e domingo (16/2), a equipe de 30 acadêmicos, que atuam como voluntários durante o período de recesso letivo, transformaram o conhecimento em benefício para a comunidade da área urbana e da zona rural, especialmente a parcela mais carente da população.

Destaque, também, para a participação de egressos da Universidade. Assim como na primeira edição do ano, em Santa Cruz de Salinas, o reitor Antonio Alvimar Souza acompanhou as atividades in loco e fez questão de ressaltar como o projeto se justifica, ao apresentar os serviços da Unimontes à sociedade regional.

As ações contemplam todos os públicos: atividades de recreação e lazer para crianças, orientações sobre cuidados com a hipertensão, diabetes, DST’s, prevenção ao câncer de próstata, de mama e de colo de útero, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação, além de palestras sobre sexualidade e depressão na adolescência. Outra atração foi o pedal ecológico, com incentivo à defesa do meio ambiente.

Como a prefeitura é parceira da iniciativa, no suporte logístico de transporte, alimentação e hospedagem da caravana da Unimontes, a interação com os servidores municipais é outra prioridade. Durante a visita, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) participaram das atividades – inclusive em oficinas sobre orientações jurídicas e prestação de serviços.

EXPERIÊNCIA PRÓPRIA

Egresso do curso de Educação Física da própria Unimontes, Gedir Costa está, atualmente, como secretário-adjunto de Assistência Social em Capitão Enéas e fez um depoimento, ao se lembrar de quando participou do projeto Unimontes Solidária na condição de acadêmico. “Atendemos a muitas famílias carentes, que vivem em comunidades distantes e que ainda não têm acesso a serviços permanentes, mas que, pelo projeto, agora são ofertados e isso contribui para a socialização e para o bem-estar da população”.

Os distritos de Caçarema e Santana da Serra, que são os mais populosos em Capitão Enéas, também foram atendidos conforme demanda apresentada pela Prefeitura. Júnior Silveira, representante do distrito de Caçarema, elogiou o projeto e fez um agradecimento ao reitor e a toda a equipe do projeto. “É uma oportunidade que nossa população tem de receber orientações de saúde, assistência jurídica, além da diversão proporcionada às crianças; tudo ao mesmo tempo.”

Em 2020, o Projeto “Unimontes Solidária” chega ao seu 18º ano de existência, alcançando a marca de mais de 80 municípios contemplados.

Relacionadas

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba