A Universidade Estadual de Montes Claros vai cooperar com universidades chinesas, visando o incentivo ao desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa. O compromisso foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante encontro com o CEO da empresa Sul Americana de Metais (SAM), Jin Yongshi, em visita à Reitoria, na quinta-feira (13/02). O executivo tem feito visitas técnicas e estratégicas na China para viabilizar, junto ao governo chinês e embaixadas do país asiático, a implantação do Núcleo do Instituto Confúcio na Unimontes.

A proposta de parceria foi apresentada em encontro entre professores e acadêmicos da Unimontes e representantes chineses, realizado no dia 30 de novembro de 2019. Na oportunidade, foi aberta a possibilidade de intercâmbio cultural e da oferta de cursos da Língua Portuguesa praticada no Brasil em universidades chinesas e parcerias na área técnica-acadêmica, entre outras demandas.

TRATATIVAS E CORONAVÍRUS

O CEO Jin Yongshi afirmou ter visitado cônsul comercial da China e gestores de Universidades que oferecem cursos semelhantes aos da Unimontes. “Tivemos que interromper as tratativas por conta da infecção provocada pelo novo coronavírus. Mas, assim que a doença for controlada pelo governo chinês, vamos retomar as conversas, revelou o executivo da SAM.
“Vamos aguardar com cautela a questão do vírus e seguir os trâmites legais da Universidade para, brevemente, chancelarmos esta parceria que beneficiará toda a comunidade acadêmica”, assegurou o reitor Antonio Alvimar.

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza e o CEO da empresa Sul Americana de Metais (SAM), Jin Yongshi (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

A perspectiva é que a parceria seja firmada entre a Universidade de Estudos Internacionais de Pequim – Beijing International StudiesUniversity (BISU), e o Instituto Chinês para o Comércio de Serviços – China Institute For Trade Service. Yongshi sugeriu, brevemente, um encontro do reitor da Unimontes e representantes da China em Brasília-DF, no Ministério da Cultura, onde a proposta de colaboração mútua e a implementação do Instituto Confúcio na Unimontes será fortalecida.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edílson Torquato, o assessor de Gestão Estratégica,Otávio Braga, e o professor Marcos Fábio Martins Oliveira, do Departamento de Economia da Unimontes.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital