Programa foi lançado oficialmente, terça-feira (8), pelo presidente da República, Jair Bolsonaro

A Unimontes será parceira do Ministério da Saúde no projeto nacional de capacitação de 380 mil Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O programa “Saúde com Agente” foi lançado nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O total de investimento é R$ 280 milhões. O reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza e a vice-reitora professora Ilva Ruas de Abreu participaram do lançamento oficial do programa.

A meta é a capacitação de 286 mil Agentes Comunitários de Saúde e 95 mil Agentes de Combate às Endemias, que atuam em todo o território nacional. “O programa Saúde com Agente” visa a precocidade na descoberta de doenças que podem ser tratadas rapidamente, e evitar que elas se agravem. Essa é a grande lógica do programa. Os investimentos no atendimento básico à população brasileira é uma das prioridades desta gestão. A iniciativa vai melhorar muito a qualificação do nosso atendimento”, destaca Pazuello.

O reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza (ao centro), ao lado da vice-reitora professora Ilva Ruas Abreu, o diretor do Cept/Unimontes, professor Márcio Antonio Alves Veloso (esquerda), o chefe de gabinete da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva e o assessor estratégico, José Otávio Braga Lima (Fotos: Alex Sezko/Unimontes)

“Hoje o Ministério da Saúde lança um curso de formação ímpar na história do Brasil e do mundo, que certificará com novas competências e habilidades os agentes de saúde espalhados por todo o Brasil. Esse contingente, maior que o exército brasileiro, consegue chegar em cada comunidade e cada município. O que se espera desse curso é que em pouco tempo nós tenhamos uma redução drástica dos indicadores negativos de saúde”, reforça a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

COMO SERÁ NA PRÁTICA

Serão ofertados cursos direcionados aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Vigilância em Saúde), oportunidade em que os profissionais serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura e acompanhamento do cartão de vacina do cidadão. Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros. A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e idosos.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro

Reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza observa que a escolha da Unimontes como parceira do projeto se deve à robusta história da Universidade no setor educacional ao longo de décadas, principalmente na área de saúde. Reforça que a experiência da Instituição na educação a distância também será fundamental para garantir o sucesso do programa, que atenderá agentes de saúde de todas as áreas no Brasil. “A parceria com o Governo Federal, por intermédio do MS, é essencial para garantir a melhoria da assistência na área de saúde, pois ampliará o trabalho na prevenção e colocará o conhecimento da Unimontes a serviço da sociedade”, observou.

O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes montará uma estrutura específica para dar suporte pedagógico ao programa, bem como o controle e certificação. Nos próximos dias, a Unimontes assinará o convênio específico com o MS, com as cláusulas e detalhamento das ações.

Além do reitor e da vice-reitora da Unimontes, também participaram do lançamento oficial do programa o chefe de gabinete da Unimontes, Allysson Danilo Dantas Silva, o assessor estratégico, José Otávio Braga Lima e o diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Unimontes, professor Márcio Antonio Alves Veloso.

Estão envolvidos no Programa: Ministério da Saúde; Ministério da Educação; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), por meio da Escola Técnica de Saúde, do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT); e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

(Ascom da Unimontes com colaboração de Karina Borges, do Ministério da Saúde)

VEJA MAIS FOTOS

(Fotos: Alex Sezko)

Relacionadas

Unimontes inaugura Circuito de Conhecimentos nesta segunda-feira
Unimontes seleciona professor para cursos técnicos em Administração para vários municípios mineiros
Unimontes abre inscrições para professor de curso técnico em Saúde Bucal no município de Francisco Sá
História oral – Professores fazem palestra sobre Pedro Braga e Saluzinho
Unimontes promove Encontro de Egressos em 30 de abril
Unimontes realiza V Simpósio de Botânica Aplicada: inscrições já começaram