Valorizar e multiplicar as boas práticas dos municípios nas áreas de saúde, educação e responsabilidade fiscal. Este é um dos principais objetivos do Prêmio Grande Minas de Responsabilidade Fiscal e Social. A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Sebrae Minas e InterTV Grande Minas (afiliada Rede Globo).

O Prêmio foi lançado nesta sexta-feira (23/2), em reunião realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria da Unimontes, com a participação de representantes dos municípios norte-mineiros.

O encontro foi presidido pelo secretário-executivo do Cimams, professor Luiz Lobo, que explicou as metas da premiação, ao lado do diretor comercial da InterTV Grande Minas, Fábio Borghi. Representando o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, a pró-reitora de Extensão, professora doutora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, ressaltou a importância da parceria firmada com a Universidade, que já atua junto aos municípios com diversas ações de cunho social, como o projeto Unimontes Solidária, desenvolvido há 15 anos, com atuação em mais de 60 cidades.

DESEMPENHO

Luiz Lobo destacou que o objetivo do Prêmio é mostrar o desempenho das administrações municipais por meio da avaliação dos dados oficiais sobre os investimentos realizados em saúde e em educação, além dos aspectos da responsabilidade fiscal (quesitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Transparência e Acesso à Informação).

Reuniao Cimams

Os gastos em educação e saúde serão avaliados por professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e de Ciências Econômicas da Unimontes, que vão acompanhar os investimentos por meio do Portal da Transparência.

“A intenção é avaliar as boas práticas dos municípios e multiplicar as boas ações, buscando o aperfeiçoamento das políticas públicas”, afirma o presidente do Cimams. Ele salienta que os professores e acadêmicos da Unimontes terão um papel fundamental na análise do desempenho dos municípios e na concessão do prêmio.