A Universidade Estadual de Montes Claros sediará, no período de 25 a 27 de abril, o IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social (ENMSS). O evento terá como tema principal “O trabalho de assistentes sociais nas políticas sociais: um debate necessário”, aberto a estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais de Serviço Social e áreas afins.

Estão abertas as inscrições para o encontro e para a submissão de trabalhos para apresentação sob a forma de comunicação oral e mesas temáticas. As apresentações terão como eixos temáticos: Serviço Social, trabalho e formação profissional; Estado e Políticas Sociais; Lutas de Classes e Movimentos Sociais; Direitos Humanos, Ética e Serviço Social; Gênero, Raça, Etnia e Geração, além da Questão Urbana e Questão Rural.

Promovido pela coordenação do curso de Serviço Social da Unimontes, com o apoio da (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Regional de Serviço Social, o Encontro Norte Mineiro tem como finalidade estimular a formação continuada dos assistentes sociais.

O principal objetivo é alimentar de forma permanente o conhecimento e fortalecer a profissão no Norte de Minas Gerais, explica a equipe de coordenação do evento, formada pelos professores Diego Tabosa da Silva, Noêmia de Fátima Silva Lopes e Wesley Helker Felício Silva. A comissão apresentou o projeto do encontro ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, e recebeu o apoio institucional.

A equipe coordenadora destaca que o ENMSS representa uma importante proposta de evento para todo o estado de Minas Gerais, extrapolando, portanto, a região do Norte de Minas, conseguindo mobilizar assistentes sociais de todo o estado e outras regiões do país, já que busca fortalecer a defesa dos direitos sociais e das condições de trabalho que amplie o acesso da população às políticas sociais.

Equipe de coordenação do ENMSSS.

O evento contará, também, com minicursos simultâneos acerca de temáticas relevantes e atuais, tais como a questão étnico-racial e o trabalho do assistente social nas políticas sociais; a divisão sexual do trabalho e os desafios para o trabalho profissional; o trabalho de Assistentes Sociais nas políticas para a população LGBTQIAPN+ no Brasil; o trabalho do assistente social na política de educação; o trabalho do assistente social na política de assistência social.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando a página eletrônica do encontro (https://unimontes.br/eventos/enmss). O valor da inscrição até o dia 12 de abril é de R$ 60,00 para profissionais, R$ 40,00 para estudantes de pós-graduação e R$ 20,00 para estudantes de graduação.

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação sob a forma de comunicação oral também deverão ser inscritos através da página eletrônica do evento. Cada pesquisador poderá submeter até dois trabalhos. Informações adicionais pelo e-mail enmss@unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229-8269

Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial