A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sediará um dos quatro encontros no interior de Minas Gerais, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, para apresentar e discutir a proposta do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que servirá de planejamento da atuação do Estado para um período de quatro anos, e receber sugestões da sociedade para o planejamento dessas políticas públicas. O encontro na Unimontes acontecerá no dia 27 de outubro, sexta-feira, no Auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6, do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. As inscrições serão online, no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (https://eventos.almg.gov.br/formulario/35) e devem ser feitas até às 15 horas do dia 25 de outubro, quarta-feira.

O PPAG é o planejamento da atuação do Estado para quatro anos, sendo revisto anualmente para adequá-lo ao orçamento do ano seguinte. Essa revisão do Poder Executivo é enviada à Assembleia para análise e discussão pelos parlamentares. Por conter informações que deixam claro em que, como, onde, quando e com qual objetivo o Estado pretende investir os recursos públicos, o PPAG é discutido com a população. Em Montes Claros, Teófilo Otoni, Caratinga e Diamantina, as discussões serão organizadas em torno de dois grupos temáticos: Cultura, Desenvolvimento Social e Esportes; e Agricultura e Meio Ambiente.

A ALMG  promove esse processo de discussão participativa, tanto em sua fase de elaboração, quanto nas revisões que o Governo envia para o parlamento. A população pode participar das discussões sobre esse plano por meio de audiências públicas e grupos de trabalho realizados entre outubro e novembro. Além dos grupos de trabalho, uma consulta pública temática também fica disponível no Portal da Assembleia para receber sugestões de todos os interessados.

Após o evento de discussão participativa, todas as sugestões apresentadas são analisadas e discutidas na Assembleia. Elas podem virar emendas ao PPAG e/ou à Lei Orçamentária Anual (LOA) ou requerimentos a serem enviados pela Assembleia com solicitação de informações ou providências a órgão ou entidade governamental. Essas sugestões passarão pela Comissão de Participação Popular e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, caso as sugestões resultem em emendas ao PPAG ou à LOA, antes da apreciação pelo Plenário da ALMG.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +