A segurança do paciente é um tema fundamental para o bom andamento dos serviços hospitalares. Por esse motivo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabeleceu o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PIGSSPSS), com o objetivo de avaliar setores de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrico e neonatal, através do preenchimento da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente (APSP).

Nesses moldes, o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes) recebeu, no dia 11/10, uma devolutiva de avaliação das APSP, desenvolvidas na instituição, de documentação entregue à Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecções (vinculada à Superintendência de Vigilância Sanitária de Estado de Saúde de Minas Gerais), em 10/07/23, informando que a unidade hospitalar alcançou, pela primeira vez em sua história, o patamar de alta conformidade nas práticas de segurança do paciente, na regularidade das notificações e incidentes, bem como no monitoramento constante dos dados envolvendo o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

O Escritório da Qualidade, do Hospital da Unimontes, é o setor responsável pela recepção e compilação de dados, bem como a elaboração de indicadores a respeito das atividades hospitalares. A equipe é formada por Tadeu Nunes Ferreira, gerente de qualidade; Jane Tolentino Barbosa, enfermeira; Gilson Cássio de Oliveira Santos, sociólogo; Karide Christiane Ladeia Sena Rodrigues, médica; Maria Luiza Veloso, técnica administrativa; Ana Cristina Siqueira Mendes, estagiária; e Priscila Silva Cunha, estagiária.

O gerente de qualidade Tadeu Nunes, a técnica administrativa Maria Luiza e o sociólogo Gilson Cássio.
Foto: Rafael Gabriel Silva Nascimento

A avaliação foi inspecionada e o documento foi assinado por Liliane Marta Mendes de Oliveira e Charles da Silva Alves, ambos da Gerência de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Montes Claros. O gerente de qualidade do HU-Unimontes, Tadeu Nunes Ferreira, assinou o registro de entrega do relatório.

“O Hospital da Unimontes vive um momento histórico de reconhecimento das suas atividades e do seu cuidado com a segurança do paciente e protocolos em saúde. Esse reconhecimento apenas comprova o empenho por parte de todos os envolvidos no nosso hospital”, manifestou Tadeu Nunes Ferreira.

Sobre o Escritório da Qualidade

O Escritório da Qualidade (EQ) do Hospital da Unimontes, é constituído por uma equipe multiprofissional, que visa ao desenvolvimento da cultura da qualidade e de segurança, por meio de atividades com foco na melhoria dos processos institucionais.

A política da gestão da qualidade do HU segue os princípios de Donabedian (médico libanês, considerado o pai da qualidade no setor de saúde) e está alicerçada na tríade de estrutura, processo e resultado.

O Escritório da Qualidade promove ações constantes às equipes multiprofissionais do Hospital da Unimontes.
Foto: Núcleo de Educação Permanente

“A equipe do Escritório da Qualidade é altamente preparada e composta por profissionais capazes de oferecer indicadores precisos tanto à Unimontes, quanto ao Governo de Minas e às agências de saúde, para conferirem a real percepção de questões estratégicas do Hospital Universitário. O Núcleo de Segurança do Paciente faz parte desse processo e é quem propõe e analisa o que se refere aos internos no HU”, manifestou a enfermeira Jane Tolentino.

O Núcleo de Segurança do Paciente, ligado ao EQ, atua no gerenciamento de riscos, na melhoria contínua dos processos com ênfase nas 6 Metas de Segurança do Paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e de lesões por pressão.

Além disso, o setor atua ativamente na gestão e padronização de documentos, na pesquisa de satisfação dos usuários e no monitoramento dos indicadores hospitalares.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +