A integração através do esporte entre os acadêmicos do curso de Medicina de várias partes do Estado. Este é o objetivo do Intermed Minas, de um dos maiores eventos universitários do País, que neste ano chega à sua 20ª edição e terá como sede o Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com torneios, shows musicais e apresentações artísticas, as atividades serão realizadas a partir da próxima quinta-feira (6), se estendendo até o domingo (9).

Atualmente, o Intermed é considerado como o maior evento esportivo universitário do Estado e a segunda maior promoção do gênero no Brasil. A Associação Intermed Minas é responsável pela organização. A escolha da sede a cada ano é feita por meio de votação, assim como a instituição que irá recebê-lo.

Em 2012, ano em que se comemora o cinquentário do ensino superior do Norte de Minas, a partir da criação da Unimontes, a previsão é de aproximadamente quatro mil futuros médicos de 15 universidades e faculdades de Minas Gerais. A inscrição foi feita previamente e só terão acesso à área do evento as pessoas credenciadas.

A Associação Atlética Acadêmica Mário Ribeiro (AAAMR), órgão de representação esportiva e cultural dos acadêmicos do curso de Medicina da Unimontes, responde pela coordenação local do Intermed.

COMO FUNCIONA

Durante os quatro dias, serão realizados os torneios de basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis, peteca, vôlei, além dos esportes individuais – atletismo – e de salão – xadrez, pebolim (totó), sinuca. À tarde e à noite, acontecerão as festas em confraternização, outro objetivo do evento.

Sobre os locais de competição, nos três primeiros dias, as provas acontecerão no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (campus-sede) e no Ginásio Ana Lopes (Parque Municipal Milton Prates). As finais estão previstas para o Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves – no bairro Monte Carmelo.

Charanga curso de Medicina UnimontesFundada em 2005, a AAAMR representa o curso de medicina da Unimontes e, desde então, promove ampla integração dos acadêmicos por meio do desenvolvimento de atividades de promoção de cultura, esporte e lazer. Além da equipe gestora da Associação, o XX Intermed Minas conta com um suporte técnico de outros setores da Universidade Estadual de Montes Claros: Reitoria, Centro Esportivo Universitário, Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), e Diretório Central dos Estudantes (DCE). A Prefeitura Municipal de Montes Claros e a CIA Promoções também apoiam a iniciativa.

CHARANGA

O Intermed será marcado também pelo concurso de “Charangas”. De acordo com o presidente da AAAMR, Frederico Salomão Ataíde, “cada faculdade fará uma apresentação de 14 minutos”. Uma comissão julgadora fará a análise do ritmo, coreografia, fantasia, entre outros quesitos. “Nossa equipe realiza ensaios desde o início do ano, com expectativa de surpreender tanto na charanga quanto nas modalidades de competição”, completou. A charanga da Unimontes conta com 70 integrantes.

Outras informações pelo portal www.intermedminas.com.br.