A campanha de vacinação contra o Novo Coronavírus (Covid-19), iniciada neste mês em todo o País, conta com o apoio das entidades públicas de ensino superior. E as 21 instituições afiliadas à Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) colocaram suas estruturas à disposição do Governo Federal para reforçar a imunização, à medida que a campanha for ampliada para a população em geral, além dos grupos prioritários da atual etapa. Uma delas é a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

A reitora em exercício da Unimontes, professora Ilva Ruas de Abreu, oficializou o encaminhamento de comunicado à Abruem, em que confirma a adesão ao “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, se somando às outras instituições de ensino superior.

Conforme o alinhamento, a Abruem repassará ao Governo Federal as informações sobre infraestrutura, acessos, equipamentos e pessoal disponível das universidades que possam dar o suporte à campanha de vacinação dentro do plano elaborado pelo Ministério da Saúde.

Reitoria em exercício, professora Ilva Ruas

“Em resposta à solicitação da diretoria da Abruem, entidade da qual fazemos parte, a Universidade Estadual de Montes Claros detalhou toda a estrutura da instituição que possa ser colocada à disposição para ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação contra a Covid-19”, acrescentou a professora Ilva Ruas.

Segundo a reitora em exercício, a Unimontes conta com o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência regional no atendimento dos casos de Covid-19 para a Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde. A unidade dispõe de pronto-socorro, Centro de Tratamento Intensivo (CTI), diversas clínicas e salas de vacinação.

HUCF E CAMPUS

No comunicado enviado à Abruem, a Universidade informa que, além do Hospital Universitário, conta com pessoal capacitado e outras estruturas físicas, como as instalações do campus-sede, que podem ser usados na campanha de imunização contra o Novo Coronavírus, até mesmo pelo sistema de “drive-thru”.

Por sua vez, o presidente da Abruem, Rodrigo Zanin, reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), enfatiza que uma das principais características das instituições estaduais e municipais está na grande capilaridade na possibilidade de inserção no interior dos estados, podendo contribuir em muito com o plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

“Neste momento em que a ciência está fazendo a diferença mais uma vez para a sociedade, nós também podemos ajudar por conta da presença forte também no interior das afiliadas à Abruem, sempre próximas da sociedade brasileira”, ressalta Zanin.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
Unimontes compra mais 11.241 livros para suas bibliotecas