Após uma série de intervenções e reformas, o prédio 6 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está em plenas condições de funcionamento. A Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, inspecionou as instalações, nessa terça-feira (15/5), e emitiu parecer atestando que são “satisfatórias as atuais condições higiênico-sanitárias” do edifício, que sedia o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A partir de agora, a gestão da universidade, por intermédio da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças e da Diretoria de Gestão de Campi, adotarão as providências para que as atividades de ensino, pesquisa e de extensão – assim como os serviços administrativos – sejam normalizados no local.

Devido às obras de reforma e de limpeza do telhado e às chuvas, em dezembro de 2017, houve a necessidade de interrupção das atividades no prédio 6, com os serviços sendo deslocados para outras unidades da instituição, visando também evitar prejuízo ao andamento das ações.

Conforme a Diretoria de Gestão de Campi, atualmente, são executados os serviços de impermeabilização das calhas e a substituição das telhas da cobertura da laje do edifício. Também já foi iniciado processo licitatório para a nova pintura do CCBS. Esses serviços não comprometem o uso das instalações do prédio.

Predio6 telhado

Foram concluídas as obras de recomposição do telhado, impossibilitando infiltrações, e a construção de canaletas de coleta de pluvial, com seus respectivos condutores. Foi feita a limpeza e retirada de dejetos de pombos do telhado. Com a instalação de novas telhas e o serviço de vedação, será impedida a entrada de pombos e outras aves no espaço entre a laje e o telhado.

O CCBS também ganhou um novo mobiliário. As carteiras revestidas de tecido foram substituídas por carteiras novas, confeccionadas com poliuretano.

Laboratorio predio6

Todas as intervenções foram implementadas de acordo com orientações expressas em relatório de inspeção, realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A responsável pelo controle de infecção hospitalar do HUCF, a professora e médica infectologista Cláudia Biscotto, também fez uma vistoria no prédio 6 no último dia 11 de maio e emitiu parecer, comprovando as boas condições de funcionamento e adoção das medidas recomendadas.

AMPLIAÇÃO – ANEXO DO PRÉDIO 6

Em breve, os acadêmicos, professores e pesquisadores do prédio 6 do campus-sede terão mais espaço para as atividades acadêmicas. Estão em pleno andamento as obras de construção do anexo do prédio. Na primeira etapa, os serviços envolvem investimentos da ordem de R$ 1,106 milhão, assegurados pelo Governo de Minas Gerais para a melhoria da infraestrutura de logística dos cursos e das atividades.

Anexo predio6

Fase inicial do anexo do prédio 6 terá 999 m²

Na primeira etapa, o anexo do CBBS terá 909,14 metros quadrados de área construída (quatro pavimentos). A área de ampliação terá sistema modular (flexível) – pavimentos com vãos livres e capacidade para 300 alunos.