Nesta quinta-feira (17/5), no campus-sede na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), será proferida a palestra “O pensamento de Milton Santos e a Amazônia”. O assunto será abordado pelo professor Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A palestra acontecerá às 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) – prédio 1. Com entrada gratuita, o evento é voltado para professores, acadêmicos e profissionais da Geografia e áreas afins. A iniciativa é da coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Geografia (PPGEO).

O pesquisador Saint-Clair da Trindade Júnior abordará a questão amazônica e o pensamento de Milton Santos, geógrafo que ganhou notoriedade pelo trabalho em diversas áreas, especialmente em estudos sobre a urbanização do Terceiro Mundo. Ele é considerado um dos maiores pensadores da Geografia do Brasil e do mundo.

RELATO

O professor da UFPA, que pesquisou a obra de Milton Santos ao concluir doutorado na Universidade de São Paulo, faz um breve resumo sobre o evento: “Tendo em vista a importância intelectual de Milton Santos, não apenas para a ciência geográfica, como também para o pensamento crítico de um modo geral, indaga-se: Milton Santos pensou a Amazônia? Qual a importância de suas contribuições para entender a dinâmica recente que caracteriza o espaço amazônico?”.

E complementa: “Quais os desdobramentos de seu pensamento no âmbito da produção intelectual atual sobre a região? Dessa forma, fazendo uma incursão em sua obra, busca-se traçar um perfil intelectual do autor, de suas principais contribuições na interpretação da particularidade socioespacial amazônica, assim como, da influência de seu pensamento em estudos e pesquisa atuais a respeito dessa mesma região”.

CURRÍCULO

Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior é graduado em Geografia e em Direito pela Universidade Federal do Pará. Ele concluiu Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento e o doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). O professor ainda tem pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Superiores da América Latina, da Universidade Paris (Sorbonne Nouvelle).

“O pensamento de Milton Santos e a Amazônia”
Palestrante: professor Saint-Clair da Trindade Júnior (UFPA)
Dia: quinta-feira (17/5)
Horário: às 19 horas