zNo dia 17 de agosto serão retomadas as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2020 na Unimontes, que deverá ser encerrado em 7 de dezembro. Será mantido, por tempo indeterminado, o Tratamento Excepcional (regime domiciliar), iniciado em 17 de março, devido ao isolamento social e à suspensão das atividades presenciais, medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19).

A retomada das atividades obedece às determinações da Resolução nº 50, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), aprovada em 29 de julho, e assinada pelo reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza. A resolução delibera sobre o “Calendário Escolar Excepcional dos cursos de Graduação, Tecnólogos e de Pós-Graduação para o Ano de 2020”, devido às medidas preventivas contra a transmissão do Novo Coronavírus.

As informações sobre a resolução do CEPEX, desempenho das atividades acadêmicas e cronograma, bem como as orientações aos professores quanto às avaliações dos alunos durante o período de tratamento excepcional, constam em comunicado assinado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) e pelas diretorias dos cinco centros de ensino da Universidade, disponíveis no site da instituição.

Conforme o comunicado, durante o recesso dos acadêmicos, de 27 de julho a 15 de agosto, “os colegiados de curso estão realizando o planejamento e a organização necessária para a continuidade das atividades acadêmicas, tendo em vista que as próximas etapas contemplarão a inclusão de atividades práticas, estágios e avaliações em regime domiciliar”.

A Pró-Reitoria de Ensino e as diretorias de centros destacam que as atividades levam em consideração as recentes normativas do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG), “que permitem a substituição das atividades presenciais de práticas e de estágios, por recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convenientes, nos termos da  Portaria MEC N°544, além dos processos avaliativos”.

O comunicado lembra ainda que o Fórum de Coordenadores dos cursos de Graduação foi realizado semanalmente nos meses de junho e julho, junto à Pró-Reitoria de Ensino e às diretorias de Centro, “tendo em pauta, a partir das especificidades de cada curso, exatamente os processos, estratégias e dinâmicas de execução dos estágios, práticas e avaliações”.

Processos de Avaliação durante o Tratamento Excepcional

Ainda conforme o comunicado, atividades como seminários, provas (com ou sem consulta), trabalhos escritos, relatórios, artigos, fichamentos, entres outras formas possíveis de atividades avaliativas, deverão ser aplicadas em quatro fases, sendo facultada ao professor a definição de valoração de cada fase. Ao final, serão totalizados 100 pontos distribuídos (incluindo ou não a valoração de atividades que já haviam sido realizadas anteriormente ao recesso).

O formato e os instrumentos para aplicação das avaliações deverão garantir a ampla participação discente, levando em conta ainda a dificuldade de acesso à internet de muitos acadêmicos e, assim, permitindo, sempre que necessário, a utilização dos e-mails e o aplicativo WhatsApp.

Conforme resolução CEPEx, “os processos de avaliação devem garantir que a pontuação esteja distribuída dentre todos os meses até a finalização do semestre. O mês de dezembro deve garantir a possibilidade de ofertar avaliações substitutivas e/ou compensatórias”.

Assim, compreende-se que cada mês corresponde a uma fase. A   PRE, junto ao Fórum de Coordenadores de Graduação, estabeleceu a seguinte correspondência: 1ª fase/ agosto -até 25 pontos; 2ª fase/setembro – 3ª fase/outubro – facultado; 4ª fase – 20 a 30 pontos.

“Neste momento, muitos colegiados estão estudando diferentes estratégias e dinâmicas para execução de práticas, estágios e avaliações e revendo rotinas para as próximas fases, a partir da organização de eventos, avaliações integradas e/ou interdisciplinares. Alguns, ainda, estudam medidas para garantir tutorias/monitorias ou mesmo futuros encontros pedagógicos, com vistas a sanar as lacunas já identificadas, no transcurso do período letivo ministrado de forma excepcional”, diz o comunicado.

O texto destaca que: “´projeta-se um importante período pela frente, tanto para inserção planejada das atividades práticas e de estágio, agora permitidas por dispositivos legais para execução remota, quanto para que professores possam organizar a finalização de suas disciplinas, considerando a retomada de conteúdos e elaboração de processos de avaliação e que os acadêmicos que ainda estejam com dificuldades de acompanhamento possam ter mais uma oportunidade de inserção, a partir de planos de estudos específicos”.

“Todas essas medidas convergem para que o semestre letivo seja finalizado de modo a minimizar os impactos causados pelo necessário distanciamento social, caminhando assim em um ritmo adequado, em respeito às exigências que este contexto nos impõe”, destacam a Pró-Reitoria de Ensino e as diretorias dos Centro de Ensino da Unimontes.

Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”
Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025