Carlos Arruda conhecerá a estrutura e projetos da instituição e laboratório de Ciência em Saúde do Hospital Universitário

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá nesta quinta-feira (21/03), a visita do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira. Ele conhecerá a estrutura de pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição e laboratórios do campus-sede. Também visitará o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), que tem como destaque um Centro de Pesquisa em Saúde, além de oferecer atendimento 100% gratuito à comunidade.

O presidente da FAPEMIG, professor Carlos Alberto Arruda de Oliveira – Foto: FAPEMIG

Às 8h30min, o presidente da Fapemig será recebido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha e por demais integrantes da gestão superior em encontro, na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). A reunião contará também com a participação dos coordenadores dos programas de pós-graduação, pesquisadores e professores.

Na oportunidade, será apresentada a estrutura de pesquisa e de pós-graduação da Unimontes, com abordagens pelos pró-reitores de Pesquisa (professora Maria das Dores Magalhães Veloso) e de Pós-Graduação (professor Marlon Cristian Toledo Pereira). O encontro também servirá para a interação com os coordenadores dos programas de pesquisa e pós-graduação e com os pesquisadores e professores.,

Às 11 horas, o professor Carlos Arruda visitará os laboratórios de Ciências Biológicas, no campus-sede da Unimontes

Está prevista para às 13h30min a visita do presidente da Fapemig ao Centro de Pesquisa em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria. Em seguida, às 14h30min, ele participará de reunião no auditório “Sabedoria e Humildade”, do HU-Unimontes.

Na oportunidade, haverá apresentação dos avanços dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde e Cuidados Primários em Saúde, com a participação de pesquisadores e professores.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, ressalta que a visita do presidente da Fapemig, professor Carlos Alberto Arruda, é de fundamental importância para a universidade. Ele lembra que a Unimontes vem alcançando notáveis avanços na área da pesquisa e inovação, tendo a Fapemig como um dos principais órgãos de fomento à investigação científica e tecnológica na instituição.

Atualmente, a Universidade Estadual de Montes Claros conta 262 projetos de pesquisa em andamento e 57 grupos de pesquisa instituídos. Em 2023, a Unimontes atingiu o total de R$ 31,52 milhões de investimentos na área em projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica. A maior parte dos recursos (R$ 26,54 milhões) foram oriundos do Edital dos Centros de Tecnologia em Infraestrutura para Pesquisa na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e na Unimontes, lançado pelo Governo de Minas, por intermédio da Fapemig.

Currículo do presidente da Fapemig

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Alberto Arruda é doutor em Administração, pela University of Bradford (Reino Unido), mestre em Administração, pela UFMG. Ele é professor associado da Fundação Dom Cabral e consultor associado da Cambridge Family Enterprise.

Na Fundação Dom Cabral, de 2001 a 2021, foi professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, diretor executivo Adjunto de Parcerias Empresariais, diretor Executivo do Conselho Internacional, diretor de Relações Internacionais, diretor de Desenvolvimento e Finanças.

Antes de atuar na Fundaçao Dom Cabral, ele  trabalhou no International Trade Center, agência das Nações Unidas focada no desenvolvimento de empresas e governos de países menos desenvolvidos na América Latina, África e Ásia.

Na produção científica, é autor e coautor de diversas publicações no Brasil e no exterior, incluindo os livros “Internacionalização de Empresas Brasileiras”, “Inovação Ambiental” e dos e-books “Inovação o motor do ESG” e “100 Questões mais Instigantes da Economia Digital”, publicados em 2022.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes