Evento começa nesta quinta-feira e vai até domingo, com shows gratuitos em Montes Claros

Começa nesta quinta-feira (21/03) e prosseguirá até domingo (24/03), em Montes Claros, o Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico”, com uma série de atividades artísticas que resgatam e valorizam a cultura norte-mineira. Com acesso gratuito, a programação acontece no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) , no Museu Regional do Norte de Minas (MRN) e no Corredor Cultural, no Centro histórico da cidade.

O festival é uma iniciativa da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, e da Secretaria Municipal de Cultura de Montes Claros, viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada Leninha Souza.

Na programação constam shows de cantores regionais, com vários ritmos e estilos musicais, além de exposições, sessão de cinema, palestra, teatro infantil. Participam grupos de Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora e São Francisco. O projeto é coordenado pela professora Nelcira Durães, do Departamento de Artes da Unimontes.

A abertura oficial acontecerá nesta quinta-feira, às 18 horas, no Museu Regional do Norte de Minas, que é vinculado à Unimontes. Será apresentado o show “Cantos dos Gerais”, com Chris Franco, Carmerindo Miranda, Mel Callado, Roberto Mont ´Sá. Outra atração da noite será o espetáculo de teatro “Vivências” – Cia de Cá”.

“O Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico” marca os esforços da Unimontes para construir coletivamente momentos de reflexão e celebrar nossas raízes e a cultura do nosso povo”, destaca o pró-reitor de Extensão da Universidade, professor Rogério Othon Teixeira Alves.

O festival terá continuidade sexta-feira (22/03), com as oficinas no campus-sede, a partir das 8 horas, com abordagem dos temas: “Cantos e cantares do Velho Chico”, “Microcenas para atores e atrizes”, “Fabricação de pífanos” e “Iniciação teatral para jovens e adultos”. Outra oficina do programa tem como tema “Danças populares brasileiras”, marcada para sábado (23/03), às 10 horas, no Laboratório de Extensão (Labex), no campus-sede.

Nesta sexta-feira, às 14 horas, também no Campus Universitário, haverá o “Cortejo de História”, com Rayane Martins, Priscilla Custódio e Lázaro Martins. Às 15 horas, será ministrada a palestra “Médio São Francisco: arte e cultura como potência para o turismo de base comunitária”, com Herbert Canela, ítalo Mendes e Gleydson Mota. A mediadora será a professora Ana Thé. Às 18 horas, o Grupo Lirais, coordenado pela professora Maristela Cardoso, apresenta hall de entrada do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Às 19 horas, no Museu Regional, haverá a sessão de cinema – Cine Barranco. A partir das 20 horas, no Corredor Cultural, serão realizadas apresentações de samba, com os grupos “Surubim e os Pocomã” e “Samba dos Montes”.

No sábado, está prevista uma programação no Corredor Cultural que será iniciada às 16 horas, com o teatro infantil “O Leão Mentiroso”, a ser apresentado pelo grupo do Teatro Universitário, projeto de extensão da Unimontes. Na sequência, haverá as apresentações “Rei dos Temerosos”, de Januária, às 17 horas; Carol Boaventura, às 19 horas; Molado de Suó, às 20 horas; e Marcelo Veronez (“Não sou nenhum Roberto”), às 21 horas.

No domingo (24/03), às 10 horas, no Museu Regional, acontecerá a apresentação “Violão no Museu”, de Juarez Moreira. Às 16 horas, será iniciada a programação no Corredor Cultural, com o espetáculo “Dança do pote” (cultura gorutubana), por grupo artístico de Janaúba, seguido das apresentações “A Barca da Rua Torta”, de Geovane Sassá e Boi de Reis, de São Francisco, às 17 horas; e Bruno e Fabiana, às 18 horas.

O festival será encerrado com apresentação do cantor Bob Silva, às 20 horas, no Corredor Cultural.

HU Unimontes implanta serviço de atendimento bucal para pacientes internados
Filme “Chinatown” será exibido gratuitamente na Unimontes nesta quinta-feira (08/05)
Servidores do Governo de Minas recebem salário antecipado nesta sexta-feira (3/5)
A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital