O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago junto do deputado estadual Gil Pereira e do vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha.
Foto/crédito: Fabrícia Andrade

O deputado estadual Gil Pereira visitou a reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na tarde de sexta-feira (11/08). Ele foi recebido em reunião pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.
Na oportunidade, foi apresentado pela reitoria o projeto “Unimontes Sustentável”, que, entre outras metas, visa a implementação de estrutura de geração de energia solar fotovoltaic para o atendimento das unidades do campus-sede e de outros campi da Universidade. O projeto abrange também o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes).
O deputado Gil Pereira esteve acompanhado do assessor parlamentar Vinicius Versiani. Pela Unimontes, estiveram presentes o chefe de Gabinete, Rodrigo Tavares Magalhães; e o assessor da Reitoria, Lindon Johnson Dias da Silva. Participou ainda o engenheiro eletricista Rodrigo Baleeiro Silva, do curso de Engenharia Civil da Universidade, responsável pela elaboração do Projeto “Unimontes Sustentável”.
O parlamentar manifestou a sua satisfação em visitar a Universidade e reforçou a sua disposição de continuar contribuindo com a instituição. Ele ressaltou o papel da Unimontes como indutora do desenvolvimento regional, destacando que, na atual gestão, a universidade “vive um clima de renovação com boas expectativas”.
O reitor Wagner de Paulo Santiago agradeceu ao deputado Gil Pereira pela visita, lembrando que ele sempre foi um benfeitor da Unimontes. Ele assinalou que o parlamentar tem uma atuação intensa na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros.
“Ao longo da sua trajetória, o deputado Gil Pereira sempre demonstrou muito apreço e carinho em relação à universidade, encaminhando verbas para a instituição, por intermédio de emendas e projetos. Agora, com uma atuação destacada no campo da energia renovável, ele continua ajudando a universidade, com a destinação de recursos também para a pesquisa na área, na qual a instituição tem muito interesse”, afirmou o reitor.
“ A visita do deputado Gil Pereira foi muito profícua para a universidade”, avaliou o professor Wagner de Paulo Santiago. O vice-reitor Dalton Caldeira Rocha também agradeceu o parlamentar pelo apoio aos projetos da universidade.

Unimontes sustentável: investimento de R$ 23 milhões

Ao receber o projeto “Unimontes Sustentável”, o deputado Gil Pereira assegurou que, nos próximos dias, vai levar a proposta ao Ministério das Minas e Energia, a fim de viabilizar a liberação de recursos para a sua implementação. O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 23 milhões.
Entre outras metas, a iniciativa visa a instalação de uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica, com uma capacidade de 6 MWp, para atender o campus-sede e outros campi da Unimontes, além do Hospital Universitário (HU-Unimontes).
Além da economia financeira com a redução de custos da universidade, o projeto objetiva o incremento das pesquisas na área da energia limpa, a promoção da conscientização ambiental, a redução das emissões de carbono na atmosfera. Visa ainda oferecer mais conforto à comunidade acadêmica, com a ampliação das salas climatizadas a partir do uso de energia gerada pela própria instituição.
“O nosso objetivo é trabalhar para que a Unimontes possa receber mais recursos para realizar pesquisas em relação à energia solar fotovoltaica e também em outras áreas como da mineração do lítio, que se expande no Vale do Jequitinhonha, alcançando também o Norte de Minas. A pesquisa é a alma da universidade”, declarou o deputado Gil Pereira.
Foi discutida a proposta de parceria a ser encaminhada à Cemig, para que a Unimontes possa oferecer o treinamento para os profissionais da companhia na área de energia renovável.

Visita a Araxá

Ainda na oportunidade, o deputado Gil Pereira formalizou o convite ao reitor Wagner de Paulo Santiago e ao vice-reitor Dalton Caldeira Rocha, para que, junto com ele, possam fazer uma visita à área de extração do nióbio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em Araxá. A proposta é estabelecer uma parceria com a empresa para que a Unimontes venha desenvolver projetos de inovação tecnológica e pesquisas.

Museu Regional do Norte de Minas realiza chamamento público de exposições temporárias para 2025
Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras