Nesta sexta-feira (11/08), foi realizado o lançamento do livro “ Itinerário de Vida das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação”, organizado pela professora Filomena Luciene Cordeiro, diretora da Diretoria de documentação e Informação (DDI) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), juntamente com os professores Antônio Olímpio Soares dos Reis e Maria Valmares da Silva Barbosa, também vinculados à instituição.

A solenidade de lançamento foi realizada no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). O livro “Itinerário de Vida das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação” é mais uma publicação da Editora Unimontes.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

A professora Filomena Luciene Cordeiro explica que o livro trabalha os documentos da Irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira (falecida 11 de agosto de 2019), que fundou a Congregação das Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação – FMDE, em Grão Mogol, no Norte de Minas, em 1988.

Ela salienta que a obra narra suas vivências espirituais e ações concretas da imã Raimunda Dorilene como religiosa. “Nesse acervo, produzido por ela mesma, delineou as diretrizes espirituais vividas no seu cotidiano que, posteriormente, tem a finalidade de serem encarnadas no dia a dia das Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação”, explica a professora Filomena Luciene Cordeiro, que pertence ao Departamento der História da Unimontes.

A organizadora destaca que em síntese, a obra apresenta as regras do grupo de religiosas, legitimando-o como evangelizador na Arquidiocese de Montes Claros e em outros espaços. Revela as leituras e releituras, bem como as visitações e revisitações realizadas pela Irmã Raimunda Dorilene para repensar a organização, bem como os seus direitos e deveres, a necessidade de mudanças nas diretrizes, a espiritualidade e alma missionária, entre outras questões. Verificam-se muitas anotações originais copiadas à mão em todo o texto.

“Trata-se de um livro que explica o motivo da criação do grupo religioso, cujo desejo de viver em comunidade concretiza-se na encarnação dos pobres, sendo a figura real do Servo de Javé”, observa a docente do departamento de História da Unimontes.

A professora Filomena Luciene Cordeiro acrescenta que na obra a Irmã Raimunda Dorilene “aponta caminhos para quem quer se tornar destinatário da boa nova aos pobres. É uma escolha de vida e as meninas que querem fazer parte dessa congregação religiosa devem procurar trilhar esse itinerário.” Ela ressalta que “a Irmã Dorilene deixou registrada suas experiências de vida e espirituais como existência humana, cujos manuscritos foram estudados e analisados na perspectiva histórica e pedagógica, em especial para as Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, mas também àqueles que tem interesse em conhecer, degustar e saborear o amor a Deus e ao próximo, sobretudo os mais pobres”. “Esse é o convite do livro através dos manuscritos, inclusive inseridos nos textos da obra”, conclui a organizadora.

História da Congregação das Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação (FMDE)

A Congregação das Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação (FMDE) deu os seus primeiros passos em Grão Mogol, no Norte de Minas, onde foi fundada em 3 de janeiro de 1988, pela irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira. Foi iniciado o caminho do discipulado e missão profética de sete jovens provenientes dos Estados do Pará e de Minas Gerais. A princípio, ela exerceram a missão nas comunidades de Grão Mogol, Cristália, Botumirim, Josenópolis, Padre Carvalho e Barrocão. Em 1991 as religiosas vieram para Montes Claros prestando serviço de evangelização em várias paróquias. Elas marcam presença no bairro São Geraldo II, em Montes Claros, com casa em Guiné Bissau – África.

Relacionadas

A Unimontes vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital
Professora Ester Sabino proferiu aula magna do PPGCS/Unimontes
Unimontes realiza IV Encontro Norte Mineiro de Serviço Social em Montes Claros
Unimontes Implementa Sistema Inovador para Gestão da Extensão Universitária
Hospital Universitário da Unimontes recebe novo projeto de paisagismo
Realizada na Unimontes Roda de Conversa sobre “Etarismo, equidade e empregabilidade para pessoas 50+”