A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, segunda-feira (17/02), a visita de duas consultoras da Comissão Nacional de  Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Conep), Glenda Morais Rocha e Marina Boaventura. O objetivo da visita é a aproximação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos  (CEP) da Universidade e a reflexão sobre as ações implementadas com planejamento e melhorias a curto, médio e longo prazo.

Vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde, a Conep atua na regulação da ética em projetos de pesquisas envolvendo seres humanos, em prol da proteção dos participantes dos estudos. A comissão é uma  instância colegiada de abrangência nacional, responsável pela análise dos aspectos éticos das pesquisas que envolve seres humanos.

Na visita à Universidade, as atividades das consultoras foram divididas em três momentos. Visando o planejamento das ações, as representantes tiveram uma primeira  reunião com o Comitê de Pesquisa de Ética Envolvendo Seres Humanos, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade. Participaram do encontro a coordenadora do CEP, professora Simone Melo Costa; a vice-coordenadora do comitê, professora Ana Augusta Maciel de Souza; e a secretária do órgão colegiado, Dardânia Glayce Barbosa, juntamente com o representante dos usuários dos serviços de saúde, José Geraldo Leão Cangussu-Kojak, indicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza com as consultoras estiveram com as consultoras Glenda Morais Rocha e Marina Boaventura (foto: Italo Santos/Unimontes)

Na sequência, as duas consultoras estiveram com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, que também é professor de Bioética do programa de doutorado em Ciências da Saúde da Instituição. Elas falaram sobre a proposta da visita e sobre a ética em pesquisa em seres humanos.

Dando continuidade aos trabalhos, as  consultoras da Conep tiveram encontro com a coordenação e com integrantes do Comitê da Unimontes. Na oportunidade, elas participaram de uma roda de conversa e receberam as informações sobre as atividades desenvolvidas pelo comitê. Houve também um momento de reflexão, sendo traçados objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

Ficou acertado que as representantes da Conep vão elaborar um relatório a ser encaminhado para a Unimontes, com sugestões de melhorias do plano de ações do CEP como forma de assegurar a ética em pesquisas que envolvem seres humanos na Instituição.

A consultora Marina Boaventura acompanha a reunião com professores
(foto: Andrey Librelon/Unimontes)

A professora Simone Melo Costa destaca que a visita das consultas da Conep foi altamente produtiva, sendo mostrada a importância da ética nas pesquisas que envolvem seres humanos. “Tivemos uma troca de experiências valiosa. A visita foi realmente muito positiva”, enfatizou a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Unimontes.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”