A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, segunda-feira (17/02), a visita de duas consultoras da Comissão Nacional de  Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Conep), Glenda Morais Rocha e Marina Boaventura. O objetivo da visita é a aproximação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos  (CEP) da Universidade e a reflexão sobre as ações implementadas com planejamento e melhorias a curto, médio e longo prazo.

Vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde, a Conep atua na regulação da ética em projetos de pesquisas envolvendo seres humanos, em prol da proteção dos participantes dos estudos. A comissão é uma  instância colegiada de abrangência nacional, responsável pela análise dos aspectos éticos das pesquisas que envolve seres humanos.

Na visita à Universidade, as atividades das consultoras foram divididas em três momentos. Visando o planejamento das ações, as representantes tiveram uma primeira  reunião com o Comitê de Pesquisa de Ética Envolvendo Seres Humanos, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade. Participaram do encontro a coordenadora do CEP, professora Simone Melo Costa; a vice-coordenadora do comitê, professora Ana Augusta Maciel de Souza; e a secretária do órgão colegiado, Dardânia Glayce Barbosa, juntamente com o representante dos usuários dos serviços de saúde, José Geraldo Leão Cangussu-Kojak, indicado pela Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.

Reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza com as consultoras estiveram com as consultoras Glenda Morais Rocha e Marina Boaventura (foto: Italo Santos/Unimontes)

Na sequência, as duas consultoras estiveram com o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, que também é professor de Bioética do programa de doutorado em Ciências da Saúde da Instituição. Elas falaram sobre a proposta da visita e sobre a ética em pesquisa em seres humanos.

Dando continuidade aos trabalhos, as  consultoras da Conep tiveram encontro com a coordenação e com integrantes do Comitê da Unimontes. Na oportunidade, elas participaram de uma roda de conversa e receberam as informações sobre as atividades desenvolvidas pelo comitê. Houve também um momento de reflexão, sendo traçados objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

Ficou acertado que as representantes da Conep vão elaborar um relatório a ser encaminhado para a Unimontes, com sugestões de melhorias do plano de ações do CEP como forma de assegurar a ética em pesquisas que envolvem seres humanos na Instituição.

A consultora Marina Boaventura acompanha a reunião com professores
(foto: Andrey Librelon/Unimontes)

A professora Simone Melo Costa destaca que a visita das consultas da Conep foi altamente produtiva, sendo mostrada a importância da ética nas pesquisas que envolvem seres humanos. “Tivemos uma troca de experiências valiosa. A visita foi realmente muito positiva”, enfatizou a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Unimontes.

Relacionadas

Unimontes, em parceria com a Fiocruz, realiza estudo sobre teste rápido para a doença de Chagas – Ação faz parte do Projeto Cuida Chagas
Doutorandas e mestranda do PPGCS/Unimontes têm artigo premiado em 1º lugar no XXIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital
Inscrições abertas para orientadores de Iniciação Científica, via Proinic/Bic-Júnior – são 120 bolsas para a Unimontes
Unimontes oferece 180 bolsas de Iniciação Científica no BIC/Uni e 300 vagas no ICV – Inscrições até 30 de outubro
Proinic/Pibic disponibiliza para Unimontes 160 bolsas. Inscrições seguem até 30 de outubro
FAPEMIG lança chamada de apoio à infraestrutura para pesquisa na Unimontes e UEMG