Atração de investimentos em debate

A Universidade Estadual de Montes Claros exerce papel preponderante dentro das potencialidades do município, como na atração de investimentos. Este foi o tema de reunião realizada nessa quarta-feira (2/10), quando missão liderada pelo diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI),João Paulo Braga, visitou o campus-sede da Unimontes.

O grupo foi recebido pela vice-reitora Ilva Ruas de Abreu. O diretor do INDI esteve acompanhado do analista de Promoção de Investimento do Instituto, Sandro Corrêa; e pela gerente e analista Júnia Cerceau e Samira Torres Barros, respectivamente, da área de Atração de Negócios e Investimentos da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros, Edilson Torquato.

Reunião entre a gestão da Unimontes e o sistema FIEMG e Agência INDI
(Fotos: Christiano Jilvan)

A vice-reitora lembrou que os empreendedores observam a estrutura de serviços, sobretudo, nas áreas de saúde e educação. Nesse sentido, “a Unimontes exerce papel determinante para que Montes Claros seja polo universitário. Além da formação de mão-de-obra qualificada, a Universidade coloca à disposição das empresas o conhecimento que é produzido por intermédio de nossas pesquisas”, ponderou a professora Ilva Ruas.

Ela enfatizou que as ações da atual gestão focam justamente nesta aproximação da sociedade e com os setores de empreendimento, como indústrias, comércios, educação e cultura, dentre outros. “Queremos romper os muros da universidade”, enfatizou a vice-reitora.

“Recentemente, no Fórum Econômico Mundial, foi feita uma pesquisa junto aos executivos de multinacionais e, quando perguntado qual o fator determinante para uma empresa se instalar em um lugar, a resposta predominante foi a disponibilidade de mão de obra qualificada”, relatou o diretor do INDI.

UNIVERSIDADE E INDÚSTRIA

Representantes da FIEMG, Júnia Cerceau e Samira Torres Barros, e do INDI, Sandro Corrêa e João Paulo Braga

Durante o encontro na Reitoria, foram discutidas estratégias para ser adotadas pela Universidade na apresentação de seus serviços e pesquisas a empresas e, também, encaminhar estagiários e profissionais qualificados para a indústria, em especial. A coordenadora de Inovação Tecnológica, professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, afirma que a instituição busca interação, sobretudo, com indústrias das áreas de Biotecnologia e Farmacêutica e com os empreendimentos de energia solar fotovoltaica.

O diretor do INDI lembrou que a cidade de Montes Claros sedia indústrias de ponta como a Novo Nordisk (fabricante de medicamentos para diabéticos) e Nestlé (que instalou no município a única planta fabricante de cápsulas de café solúvel fora da Europa). “Queremos estreitar laços e conhecer a produção de pesquisa, bem com a formação de mão de obra qualificada que a Universidade coloca à disposição do mercado”, afirmou o diretor do INDI, João Paulo Braga, ao enaltecer as potencialidades de Montes Claros para atração de novos empreendimentos.

Também participaram da reunião os pró-reitores de Ensino, professora Helena Amália Papa; e de Pesquisa, professora Clarice Alvarenga Corsato, e os pró-reitores adjuntos de Pesquisa, professor Rafael Duarte de Moura, de Extensão, professora Zilmar Santos Cardoso, e de Pós-Graduação, professor Carlos Alexandre Bortolo.

TAGS:Gestão

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária