Ao longo de 35 anos, o professor exerceu vários cargos na instituição

Professor João Canela foi recebido pela servidora Maria José Oliveira, na DDRH/Unimontes

Reitor em duas gestões, no período de 2010-2014 e 2014-2018, o professor João dos Reis Canela apresentou nesta quarta-feira (2/10), na Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), o pedido de aposentadoria como docente da Universidade Estadual de Montes Claros. “Lembro-me como se fosse hoje quando esta história começou, em agosto de 1985, na antiga faculdade de Medicina”, revelou, sem esconder a emoção pelo vínculo de mais de três décadas com a Unimontes.

Atualmente, o professor João dos Reis Canela é presidente do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “A gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano e, neste momento, reconhecemos e agradecemos ao professor João Canela todo o seu trabalho, esforço e dedicação pelos propósitos da Unimontes”, destaca o atual reitor, Antonio Alvimar Souza.

EGRESSO

Ex-reitor exerceu diversas funções administrativas e acadêmicas na Universidade (Fotos: Ana Maria Barbosa)

Graduado como médico na segunda turma da Faculdade de Medicina do Norte de Minas (Famed), em 1975, o professor ministrou as disciplinas de “Bioética”, “Ética e Deontologia”, “Doenças Infecciosas e Parasitárias”, além de ter sido preceptor de Clínica Médica.

Entre outras atividades, foi coordenador do Serviço de Assistência HIV/Aids do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), diretor da antiga Escola Técnica de Saúde (atual Centro de Educação Profissional e Tecnológica/CEPT) e diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

No período de dezembro de 2006 a dezembro de 2010, o professor João dos Reis Canela foi vice-reitor da Unimontes, na gestão do reitor Paulo César Gonçalves de Almeida. No mesmo período, foi superintendente do HUCF.

Ele assumiu o cargo de reitor pela primeira vez em dezembro de 2010. Em dezembro de 2014, foi empossado para o segundo mandato, que se estendeu até dezembro de 2018. João Canela é pesquisador com estudos específicos nas áreas de infectologia e medicina intensiva. Integra a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Foi presidente da Associação Mineira de Educação Médica/AMEM.

Nos mandatos como reitor, a Universidade alcançou várias conquistas importantes, com destaque para as inaugurações do Restaurante Universitário e do Museu Regional do Norte de Minas e o início das obras do Anfiteatro da Unimontes e do Centro Tecnológico, ambos no campus-sede. Outro feito importante foi a realização do Concurso Público para Professor de Nível Superior para mais de 600 cargos efetivos e a modernização do HUCF, com a ampliação e reforma do espaço físico em praticamente todas as alas e a aquisição de equipamentos para a ampliação do atendimento à comunidade.

Realizada aula magna do Curso de pós-graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica
Semana da Matemática e Física
Reitor inicia tratativas para ampliação da internacionalização da Unimontes
Fundação Palmares certifica comunidade como área quilombola em São Francisco