A atividade serviu para receber as contribuições da sociedade para a elaboração do orçamento de 2024

Nesta sexta-feira, 27, a Universidade Estadual de Montes Claros sediou o encontro regional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para debater a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). A atividade serviu para receber as contribuições da sociedade para a elaboração do orçamento de 2024 e discutir em quais ações os recursos devem ser investidos. A reunião aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Básicas da Saúde (CCBS), em Montes Claros.

Foto: Neto Macedo / Ascom Unimontes

O encontro foi presidido pelo presidente da Comissão, deputado estadual Marquinho Lemos que agradeceu o espaço cedido pela Universidade. “Queremos agradecer ao reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago pela acolhida e cessão do espaço para esse importante debate, e também o apoio do vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha aqui presente”.

O presidente também falou sobre a importância da participação popular. “É importante salientar que o processo de escuta da sociedade, no qual a população pode apresentar propostas para o desenvolvimento de políticas públicas em vários setores, como educação, cultura, agricultura familiar e meio ambiente. Isso demostra a importância que a Assembleia dá a participação popular, sempre criando e aperfeiçoando os mecanismos de escuta da sociedade”, ressaltou o parlamentar.

É por meio do PPAG que são organizados os programas e ações que o governo pretende desenvolver no período de quatro anos, com as respectivas metas físicas e ornamentarias, e as regiões do Estado beneficiadas. O plano é revisado anualmente pelos deputados da Assembleia com a participação da sociedade para incluir as necessidades da população.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou a importância de sediar a reunião. “A revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) é importante e indispensável para o desenvolvimento de nossa região e é por isso que a Unimontes recebe hoje, a Assembleia Legislativa e população do Norte de Minas, para estabelecer as diretrizes e programas do governo de Estado de Minas Gerais para que se tornem programas permanentes de desenvolvimento”.

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha com a 1ª vice-presidente da ALMG, deputada estadual Leninha.

Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente da ALMG, deputada estadual Leninha; os deputados estaduais Andréia de Jesus, Ricardo Campos e Leleco Pimentel; a superintendente Regional de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, Mônica Veloso;  o prefeito de Serranópolis de Minas, Marcão; os vereadores de Montes Claros Iara Pimentel e Edson Pereira; subsecretário de Estado de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural – Seaba, Ricardo Dimicheli; diretor regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Idene, Wendel Souza e representantes de 21 cidades do Norte de Minas Gerais.

ENCONTROS NA CAPITAL

Depois das atividades no interior, haverá encontros na Capital entre 6 e 10 de novembro, sempre na Escola do Legislativo, à Avenida Olegário Maciel, 2.161, no Bairro de Lourdes. Com o objetivo de ampliar ainda mais a discussão sobre o PPAG, a ALMG também disponibiliza uma consulta pública on-line até 5 de novembro.

As contribuições podem ser enviados por meio do site: https:// www.almg.gov.br/participe/consulta_publica/ppag2024/.

As sugestões recebidas e analisadas pela equipe técnica da ALMG poderão se transformar em emendas tanto ao projeto do PPAG quanto ao projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como em requerimentos a serem enviados pelo Parlamento mineiro com pedidos de informações ou de providências a outro órgão ou entidade governamental.

Finalizando todo esse processo, uma audiência de encerramento será realizada no dia 14 de novembro, às 15 horas, pelas Comissões de Participação Popular e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”