A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da UAB/Unimontes, está comprometida em oferecer uma experiência de qualidade na Educação a Distância para milhares de estudantes em todo o estado de Minas Gerais.

Esta modalidade de ensino remoto está gerando grande entusiasmo devido aos inúmeros benefícios que oferece e aos resultados excepcionais que tem alcançado.

Recentemente, entre 158 universidades brasileiras, apenas nove atenderam aos rigorosos critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes/MEC) para ministrar cursos de Graduação e Especialização a distância, respeitando os limites máximos de vagas ofertadas nos últimos dois anos.

Surpreendentemente, apenas duas dessas instituições estão sediadas em Minas Gerais: a Unimontes e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Essa expansão do programa tornou-se realidade graças à aprovação de uma proposta no Edital 009/2022, lançado pela Capes/MEC.

A oferta abrange 12 cursos atualmente em andamento, dos quais oito são de Licenciatura e quatro são de Pós-Graduação Lato Sensu. Todos esses cursos fazem parte do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB –, uma iniciativa do Ministério da Educação que busca ampliar o acesso à educação superior.

Os cursos de Licenciatura incluem Educação Física, Ciências Biológicas, Letras

Inglês, Geografia, História, Letras Português, Matemática e Pedagogia. Esses cursos têm alcance em 48 municípios de todas as macrorregiões de Minas Gerais, totalizando uma impressionante marca de 3.846 vagas ofertadas entre 2020 e 2023, abrangendo as regiões de Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.

Além disso, os cursos de Especialização concentram-se em diversas áreas, incluindo Alfabetização e Multiletramentos, Educação a Distância, Educação Especial Inclusiva e Gestão Educacional, com um total de 3.198 vagas em cursos de Licenciatura e 648 vagas em cursos de Especialização.

Ainda neste mês, a UAB na Universidade promoverá a Aula Inaugural para os cursos de Licenciatura em Educação Física, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia em 19 municípios mineiros.

Esta iniciativa reforça o compromisso da UAB/UNIMONTES em proporcionar educação de qualidade e acessível a um público diversificado em todas as regiões de Minas Gerais.

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +